O Que É Controle Administrativo? (Com Exemplos)

1
562

FCC (2015):

QUESTÃO CERTA: Segundo a Constituição da República, “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade”… “e pelo sistema de controle interno de cada Poder” preconizam o tipo e forma de atuação do: controle administrativo por meio controle interno gerencial.

Controle Interno: é exercido por um órgão especializado, porém pertencente à mesma estrutura da unidade controlada;

Quanto ao aspecto /natureza (objeto) controlado:

· Controle de legalidade e legitimidade;

· Controle de mérito;

· Controle de Gestão: visa verificar os recursos empregados em determinado processo e os resultados alcançados, comparando-os com as metas previamente estabelecidas. Por meio dessa forma de controle se verificam aspectos como eficiência, eficácia, efetividade e economicidade.

CEBRASPE (2019):

QUESTÃO ERRADA: O controle de gestão examina os resultados alcançados e os meios empregados, exclusivamente com base em critérios de legalidade e legitimidade.

ERRADO. “O controle de gestão examina os resultados alcançados e os processos e recursos empregados, contrastando-os com as metas estipuladas à luz de critérios como eficiência, eficácia, efetividade e economicidade” (Controle Externo – Luís Henrique Lima – 2018).

CEBRASPE (2017):

QUESTÃO ERRADA: O controle interno, ao qual compete a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e operacional, bem como o apoio ao controle externo, não se caracteriza como controle de mérito.

  • Controle Interno => Controle de Legalidade e Controle de Mérito;
  • Controle Externo => Controle de Legalidade;
  • Controle Judicial = LEGALIDADE;

O controle interno pode conter um viés de controle de mérito, pois a própria administração olha para o motivo e objeto e avalia se deve ou não revogar um ato, por exemplo. Controle interno é o mesmo que autotutela (olhar para o seu umbigo e checar se está tudo correto), optando por anular um ato (pois ele é ilegal) ou revogar um ato (pois ele é inconveniente ou inoportuno sob a ótica do motivo + objeto = mérito administrativo).

IBFC (2016):

QUESTÃO CERTA: O controle se faz necessário para verificar e identificar a legitimidade nos atos da Administração Pública. Aquele controle que visa a comprovação da eficiência, do resultado, da conveniência ou oportunidade do ato controlado denomina-se: Controle de mérito.

Advertisement

CEBRASPE (2011):

QUESTÃO ERRADA: Considera-se anulado o ato administrativo extinto em decorrência de controle de mérito, segundo critério discricionário, que avalia oportunidade e conveniência.

Negativo. Considera-se revogado.

VUNESP (2018):

QUESTÃO CERTA: O controle administrativo: é exercido por todos os Poderes sobre suas próprias atividades tanto sob o aspecto de legalidade quanto em relação ao mérito.

QUESTÃO CERTA: No âmbito do controle na administração pública, o controle administrativo pode ser corretamente entendido como: a emissão de juízo de valor proferida por agente público após fiscalizar determinado projeto executado com recursos públicos.

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO ERRADA: Os meios de controle administrativo são divididos em fiscalização hierárquica e recursos administrativos.

Fiscalização Hierárquica, Supervisão Ministerial e Recursos Administrativos.

VUNESP (2015):

QUESTÃO CERTA: os recursos administrativos são instrumentos formais de controle administrativo, por meio dos quais o interessado postula, junto a órgãos da Administração, a revisão de determinado ato administrativo.

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO ERRADA: A União celebrou convênio administrativo com um estado da Federação, visando ao repasse de recursos públicos federais para a execução de determinada política pública. Diante disso, o tribunal de contas daquele estado passou a controlar os gastos dos recursos repassados. O controle financeiro efetuado pelo tribunal de contas estadual na aplicação dos recursos mencionados configura exercício do controle administrativo interno.

É controle externo, e não controle interno administrativo.

1 COMENTÁRIO

  1. Dentitox Pro is a liquid dietary solution created as a serum to support healthy gums and teeth. Dentitox Pro formula is made in the best natural way with unique, powerful botanical ingredients that can support healthy teeth.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui