O Que É o Princípio da Publicidade? (com exemplos)

0
181

QUESTÃO CERTA: O princípio constitucional da publicidade de atos processuais alcança não apenas os autos do processo, mas também as sessões e audiências.

Comentários: É isso mesmo. O princípio constitucional da publicidade alcança os autos do processo, as sessões e as audiências. Questão correta.

Veja o que diz o Código de Processo Civil:

Art. 368 A audiência será pública, ressalvadas as exceções legais.

QUESTÃO ERRADA:  Considerando o princípio da publicidade dos atos processuais, a audiência será sempre pública.

QUESTÃO CERTA: Certo pesquisador que investiga a qualidade da saúde do servidor público solicita, por esse motivo, à ouvidoria de determinada Secretaria de Estado o acesso ao número de servidores públicos que estiveram em licença para tratamento de saúde nos últimos três anos. Embora o órgão estadual dispusesse dos dados solicitados, que foram levantados no âmbito de procedimento administrativo instituído para esse fim, o pedido foi indeferido em todas as instâncias administrativas, sob o argumento de que as informações requeridas seriam de caráter pessoal, não podendo ser divulgadas em razão do direito dos servidores à inviolabilidade da vida privada. Diante dessa negativa, e considerando o disposto na Constituição Federal, o pesquisador: poderá impetrar mandado de segurança individual para que a informação lhe seja prestada, sendo incompatíveis com a Constituição Federal as decisões administrativas denegatórias, uma vez que todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de interesse coletivo ou geral, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

Advertisement

CF:

XIV – é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;   

XXXIII – todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui