O Que É Custo-Alvo (Meta)? Como Calcular?

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FEPESE (2018)

QUESTÃO CERTA: O conceito de custo-meta ou custo-alvo pode ser definido como sendo: uma estratégia de gestão de custos que, a partir do preço de mercado e de uma margem de lucro desejada, estabelece um teto de custo para os produtos ou serviços. Essa estratégia é mais eficaz quando ocorre na fase de projeto do produto.

custo meta parte do custo praticado no mercado para um determinado produto e desconta a margem de lucro que a empresa espera obter naquele produto para chegar ao custo-meta, depois controla seus custos para que o custo real seja igual ou menor que o custo-meta. Como se parte do custo de mercado, fica claro que este conceito poderá ser usado por empresas que vendem produtos idênticos aos já existentes no mercado o pelo menos similares (por isso que para carros por exemplo há tantas classificações: sedã médio, SUV full size, etc. Os carros das diferentes montadoras não são idênticos mas são posicionados em classificações por suas similaridades). Empresas realmente inovadoras são formadoras de preço e até poderiam usar o custo-meta baseada no preço pelo qual ofertarão o produto no mercado, mas nesse caso existe uma chance maior de erro.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO CERTA:  O custo-alvo, custo máximo de manufatura de um produto que permite o retorno esperado dentro de certo nicho do mercado e, também, que o produto ganhe certa porção do mercado, pode ser computado considerando-se o preço de mercado esperado e subtraindo-se desse preço a margem esperada nas vendas.

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O custo-alvo (ou custo-meta) tem como premissa que o preço de qualquer produto é definido pelo mercado e o quanto ele está disposto a pagar por ele.

Assim, a melhor forma de aumentar sua margem de lucro é diminuindo o custo da sua produção.

Se a empresa deseja lucrar um valor específico com o produto, deverá reduzir os seus custos de forma proporcional. Desta forma, o custo permitido passa a ser a meta a ser alcançada pelo empreendimento.

Sua fórmula é:

Custo alvo = Preço de mercado – margem de lucro desejada.

Ou seja, se o mercado está disposto a pagar R$ 200 por um produto e a empresa deseja R$ 80 de margem de lucro, o seu custo-meta é R$ 120.

(C=200 – 80 -> C=120)

Os custos de depreciação, por aumentarem os gastos com o imposto de renda, contribuem para reduzir a rentabilidade líquida de um projeto.