5Ps de Mintzberg para Estratégia

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Os 5Ps de Mintzberg dizem que a estratégia é:

Plan/Plano: direção, guia, caminho, curso de ação;

Pattern/Padrão: consistência de comportamento com o passar do tempo;

Position/Posição: posicionamento de mercado, posição única e valiosa

Perspective/Perspectiva: maneira como a org. realiza as coisas, como perspectiva a estratégia foca para dentro da instituição, tendo como referência o pensamento dos estrategistas, entretanto também tem em vista a grande visão da empresa;

Ploy/Pretexto (estratagema, armadilha): manobra específica pensada para vencer um oponente ou competidor, forma de iludir concorrente quanto ao curso de ação a ser tomado.

FGV (2015):

QUESTÃO CERTA: A análise da estratégia empresarial é fundamental para avaliação do sucesso de um projeto. A estratégia pode ser definida como planos da alta direção para atingir os resultados desejados pela organização a partir de sua missão e valores. Contudo, esses planos da alta direção, que representam a estratégia deliberada, são normalmente mediados na empresa por estratégias emergentes que surgem de outras áreas. Para o autor Henry Mintzberg, a empresa deve proporcionar condições para que as estratégias emergentes possam também ser apreendidas. Para Mintzberg, a estratégia definida como plano é, na prática, utilizada de outras maneiras pelas empresas. Dessa forma, segundo Mintzberg, é correto afirmar que a estratégia é também: um padrão, ou seja, comportamento consistente ao longo do tempo; e um “truque”, um artifício para ludibriar um concorrente.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: Constitui exemplo de estratégia utilizada como estratagema o fato de uma organização, com o objetivo de desencorajar um concorrente de construir uma nova fábrica, adquirir terras para dar a impressão de que planeja expandir sua capacidade de produção.

FGV (2014):

QUESTÃO CERTA: Nos estudos sobre estratégia, Mtzenberg formulou cinco conceitos conhecidos como 5 Ps. Cada um aborda a estratégia de uma forma e com uma determinada intenção. O que considera estratégia como uma forma de iludir o concorrente quanto ao curso da ação a ser tomado é denominado: Estratégia como Pretexto.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: O conceito de estratégias emergentes, difundido pelo professor canadense Henry Mintzberg, representa um contraponto à ideia dominante na década de 1990 de estratégias deliberadas. As imagens ou metáforas que melhor exemplificam as ideias fundamentais das estratégias emergentes e deliberadas, são, respectivamente: trilha e trilho.

Mintzberg e Waters (1982) afirmam que a estratégia de uma organização pode envolver tanto um processo deliberado de planejamento, o qual considera o cumprimento de um plano premeditado (TRILHO), quanto um processo estratégico emergente, o qual pode explorar as mudanças do ambiente e propor ações cujas intenções não existiam anteriormente (TRILHA

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). 

As estratégias deliberadas são as intenções que foram perfeitamente realizadas e as não realizadas são as estratégias irrealizadas. (trilho).

Têm-se, ainda, as estratégias emergentes, isto é, a adaptação a eventos inesperados, que acontecem quando o padrão realizado não é o pretendido e que com o tempo convergiram para algum tipo de padrão ou consistência. (trilha)

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/conceito-de-estrategia/28357/

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Considere uma família que gerencia um pequeno restaurante de comida caseira no interior do Ceará. Com o início da pandemia e o fechamento do estabelecimento, a família começou a vender refeições por telefone e, atendendo à demanda dos clientes, desenvolveu uma plataforma online para a oferta de cursos de culinária, obtendo grande sucesso com a nova empreitada. Segundo a situação apresentado, ocorreu o uso de uma estratégia: emergente.

De acordo com Mintzberg, ocorreu uma estratégia EMERGENTE, tendo em vista que ela não foi inicialmente planejada, “aconteceu”, “surgiu do nada” e deu certo…

TIPOS DE ESTRATÉGIA, segundo Mintzberg:

ESTRATÉGIA PRETENDIDA: Trata-se da estratégia inicial planejada. É a estratégia intencional, que poderá ou não ser realizada.

ESTRATÉGIA NÃO-REALIZADA:

É a estratégia que foi inicialmente pretendida, mas que, por algum motivo, acabou não sendo executada.

ESTRATÉGIA DELIBERADA: É a estratégia que foi pretendida (foi definida pela organização) e, posteriormente, foi implementada.

ESTRATÉGIA EMERGENTE: É a estratégia não planejada. Ela surge “do nada”. A estratégia “brota” durante o desenvolvimento das ações.

ESTRATÉGIA REALIZADA: Trata-se do que foi realmente executado. Pode-se dizer que é a soma das estratégias deliberadas e das estratégias emergentes. 

Fonte: Stefan Fantini.

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