O Que É Valor Justo? (com exemplos)

0
149

QUESTÃO CERTA: Caso um empresário do setor agropecuário doe maquinários de suas fazendas, em bom estado de conservação, à prefeitura do município em que atue, o critério a ser adotado pela prefeitura para reconhecimento e mensuração dos bens recebidos gratuitamente, conforme o MCASP, será o: valor justo.

MCASP 8ª

5.2.3.Ativos Imobilizados Obtidos a Título Gratuito

Quando se tratar de ativos imobilizados obtidos a título gratuito, estes devem ser registrados pelo valor justo na data de sua aquisição, sendo que deverá ser considerado o valor resultante da avaliação obtida com base em procedimentos técnicos ou o valor patrimonial definido nos termos da doação.

QUESTÃO ERRADA: O princípio de custo como base de valor está bastante relacionado aos aspectos legais e fiscais, que direcionam a aplicação do valor justo como forma de mensuração.

Valor justo é o  valor  pelo  qual  um  ativo  pode  ser  trocado,  ou  um  passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos.

Advertisement

Portanto, o valor justo relaciona-se  com valor  de  mercado. Na questão, o custo é relacionado com o valor justo, o que não é verdade.

E ainda, os aspectos legais e  fiscais  direcionam  para  a  utilização  do  custo histórico contábil (o de fato ocorrido) como forma de mensuração.

QUESTÃO CERTA: Considere que, em um leilão público, um veículo apreendido tenha sido arrematado, por um terceiro, pelo valor de R$ 10 mil. Para fins contábeis, nessa data, esse é o valor justo do veículo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui