Última Atualização 29 de novembro de 2020
QUESTÃO ERRADA: Há uma relação direta entre o tamanho da amostra e a possibilidade de avaliação do risco de controle em nível baixo demais.
ERRADO – Na verdade a relação entre o Tamanho da Amostra e a possibilidade de avaliação do risco de controle em nível abaixo demais (risco de subavaliação da confiabilidade) é INVERSA!
QUESTÃO CERTA: Há uma relação inversa entre o tamanho da amostra e a taxa aceitável de desvios.
CORRETA – A Taxa ou Distorção aceitável é relação INVERSA ao tamanho da amostra!
QUESTÃO ERRADA Há uma relação inversa entre o tamanho da amostra e a taxa esperada de desvios da população.
ERRADA – A relação entre a taxa ou distorção esperada e o tamanho da amostra é DIRETA! Não confundir com o caso acima da taxa ou distorção ACEITÁVEL que é INVERSA!
QUESTÃO ERRADA: O tamanho da amostra independe do nível do risco de amostragem dos seus resultados, pois cada item da população tem a mesma probabilidade de ser selecionado.
O nível de risco que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra. O auditor deve determinar o tamanho da amostra suficiente para reduzir o risco de amostr agem a um nível mínimo aceitável.
QUESTÃO ERRADA Ao se adotar amostragem sistemática, quando apenas um ponto de partida aleatório é utilizado, o intervalo de amostragem pode ser determinado pela divisão entre o tamanho da população e o valor da raiz quadrada do tamanho da amostra.
ERRADA – Intervalo = Tamanho da população/Tamanho da amostra.
QUESTÃO ERRADA A amostragem aleatória simples, com o uso de tabelas de números aleatórios, deverá ocorrer com a utilização de tabela de números sem reposição.
ERRADA – A utilização da tabela de números não necessariamente será SEM reposição! Pode ser COM ou SEM reposição!
QUESTÃO CERTA: Quanto maior for o valor da distorção que o auditor espera encontrar na população, maior deve ser o tamanho da amostra para se fazer uma estimativa razoável do valor real de distorção na população.
Sendo a distorção maior e, precisando diminuir o risco quando da sua conclusão, então, ele precisa aumentar o tamanho dessa amostra para que melhor possa representar a população.