Servidor Em Sentido Amplo e Em Sentido Estrito

0
1598

Servidores públicos (em sentido amplo) (ou agentes administrativos)

Espécie de agentes públicos onde se encontra o maior número de pessoas naturais exercendo a funções públicas, cargos públicos e empregos públicos nas administrações direta e indireta. São agentes administrativos que exercem uma atividade pública com vínculo e remuneração paga pelo erário público. Podem ser classificados como estatutários, celetistas ou temporários.

Servidores públicos (em sentido estrito) são aqueles agentes que mantém relação com o regime estatutário, ocupantes de cargos públicos efetivos ou sem comissão, sujeito a regime jurídico de direito público.

QUESTÃO CERTA: A definição de servidor público, em sentido amplo, engloba os empregados públicos e servidores temporários.


O conceito de servidor público em sentido amplo abrange três diferentes categorias: os estatutários (servidores públicos em sentido estrito), os empregados públicos (regidos pela CLT) e os agentes temporários (regidos por um contrato especial de direito público).

Advertisement

QUESTÃO CERTA: O conceito de servidor público em sentido amplo é qualquer pessoa física vinculada a um regime jurídico que presta serviços ao Estado e a Administração Indireta mediante remuneração paga com recursos públicos. Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche a lacuna.____________ é o servidor público no sentido estrito: Estatutário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui