Risco de distorção e componentes

0
224

QUESTÃO CERTA: Na condução de uma auditoria de demonstrações contábeis, o auditor tem por objetivo obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, possibilitando que ele expresse sua opinião de que essas demonstrações foram elaboradas em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável. O risco de distorção relevante para o auditor é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. Assinale a alternativa que indica os dois componentes do risco de distorção relevante no nível das afirmações:  Risco inerente e risco de controle.

NBC TA 200

Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção

Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no nível das afirmações:

Advertisement

RISCO INERENTE é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados;

RISCO DE CONTROLE é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui