Produção por ordem de serviços e contínua

0
370

O custeio por absorção é o método de custeio onde somente os custos (todos eles, variáveis ou fixos, diretos ou indiretos) são apropriados aos produtos fabricados. Os gastos não fabris (despesas) são excluídos.

O custeio por absorção é o método que segue os Princípios de Contabilidade, portanto é o sistema legal aceito e exigido no Brasil.

O ilustre professor Eliseu Martins destaca que “tanto se fala e se escreve sobre Custos para Produção por Ordem e para Produção Contínua que às vezes se acaba por acreditar que sejam duas formas de custear totalmente distintas. Na verdade, as diferenças entre uma forma e outra são pequenas.”

QUESTÃO CERTA: O custeio por absorção pode ser aplicado a partir de diferentes metodologias de acumulação de custos, as quais incluem a produção por ordem de serviços e a produção contínua que, apesar de apresentarem diferenças significativas, também apresentam algumas semelhanças. Essas semelhanças incluem: o emprego das mesmas contas básicas de produção.

CORRETO. Salvo algumas diferenças bem pontuais na acumulação dos custos, há o emprego das mesmas contas básicas de produção.

QUESTÃO CERTA: O custeio por absorção pode ser aplicado a partir de diferentes metodologias de acumulação de custos, as quais incluem a produção por ordem de serviços e a produção contínua que, apesar de apresentarem diferenças significativas, também apresentam algumas semelhanças. Essas semelhanças incluem: a utilização de equivalentes de produção.

ERRADO. Característica da produção contínua ou por processo.

QUESTÃO CERTA: O custeio por absorção pode ser aplicado a partir de diferentes metodologias de acumulação de custos, as quais incluem a produção por ordem de serviços e a produção contínua que, apesar de apresentarem diferenças significativas, também apresentam algumas semelhanças. Essas semelhanças incluem: idêntico grau de complexidade: ambas trabalham com produtos significativamente diferenciados.

ERRADO. Via de regra, a produção continua trabalha produzindo produtos iguais de forma contínua (um ou vários) e a produção por ordem atendendo a encomendas dos clientes ou, então, produz também para venda posterior, mas de acordo com determinações internas especiais. Logo, a diferenciação significativa de produtos não é uma regra, e seria mais uma característica da produção por ordem.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: O custeio por absorção pode ser aplicado a partir de diferentes metodologias de acumulação de custos, as quais incluem a produção por ordem de serviços e a produção contínua que, apesar de apresentarem diferenças significativas, também apresentam algumas semelhanças. Essas semelhanças incluem: o fluxo regular de produtos ao longo de todo o processo de fabricação.

ERRADO. Característica da produção contínua ou por processo.

QUESTÃO CERTA: O custeio por absorção pode ser aplicado a partir de diferentes metodologias de acumulação de custos, as quais incluem a produção por ordem de serviços e a produção contínua que, apesar de apresentarem diferenças significativas, também apresentam algumas semelhanças. Essas semelhanças incluem: o uso do mesmo documento-chave de controle de custos.

ERRADO. Na Produção por Ordem, os custos são acumulados numa conta específica para cada ordem ou encomenda. Na Produção Contínua, os custos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção, as quais são encerradas sempre no fim de cada período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui