Potencial de serviços de um ativo

0
292

MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição – exercício: 2019

2.1. ATIVO

2.1.1.Definição de Ativo

Ativo é um recurso controlado no presente pela entidade como resultado de evento passado.

2.1.1.1. Recurso

Recurso é um item com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos. A forma física não é uma condição necessária para um recurso. O potencial de serviços ou a capacidade de gerar benefícios econômicos podem surgir diretamente do próprio recurso ou dos direitos de sua utilização.

Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – páginas:144/145

Conforme o MCASP 7ª Ed: 

“2. ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

(…)

Os conceitos de ativo e passivo identificam os seus aspectos essenciais, mas não especificam os critérios para seu reconhecimento.”

IBFC (2017):

QUESTÃO CERTA: Recurso é um item com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos. A forma física não é uma condição necessária para um recurso. O potencial de serviços ou a capacidade de gerar benefícios econômicos podem surgir diretamente do próprio recurso ou dos direitos de sua utilização.

Banca própria UFOP (2017):

QUESTÃO CERTA: Recurso é um item com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos.

CEBRASPE (2019):

QUESTÃO CERTA: O potencial de serviços de um ativo pode surgir diretamente do direito de utilização desse ativo.

IBFC (2017):

QUESTÃO ERRADA: Os conceitos de ativo e passivo identificam os seus aspectos essenciais, e especificam os critérios para seu reconhecimento.

VUNESP (2022):

QUESTÃO ERRADA: um ativo no setor público deve gerar exclusivamente benefícios econômico-financeiros e não potencial de serviços para entidade que detém seu controle. 

Advertisement

ERRADO. O ativo do setor público pode ter a capacidade de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços.

5.6 Ativo é um recurso controlado no presente pela entidade como resultado de evento passado.

5.7 Recurso é um item com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos.

VUNESP (2022):

QUESTÃO CERTA: Os ativos do setor público que ensejam potencial de serviços podem ser representados pelos ativos de recreação, do patrimônio cultural, comunitários, de defesa nacional e outros que sejam mantidos pelos governos e outras entidades do setor público e que sejam utilizados para a prestação de serviços a terceiros.

O potencial de serviços possui uma importância essencial para a Entidade, pois é ele que contribuirá para que essa Entidade alcance seus objetivos e, no setor público, esse alcance pode ser atingido sem que se tenha, necessariamente, entradas de caixa.