Papéis de trabalho correntes e permanentes

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Segundo Almeida (2010), os papéis de trabalho, podem ser classificados, quanto à sua natureza em:

a) Correntes: Utilizados apenas no exercício social objeto da auditoria. Ex.: Extratos bancários, plano de trabalho.

b) Permanentes: Utilizados em mais de um período. Ex.: Estatuto Social, Manuais.

QUESTÃO ERRADA: Os arquivos permanentes de papéis de trabalho devem conter o programa de auditoria e fiscalização, o registro dos exames feitos e as conclusões resultantes desses trabalhos.

Os papéis de trabalho são divididos em duas categorias: correntes e permanentes. A diferença entre os dois tipos é que os papéis de trabalho correntes são os utilizados na auditoria em curso e os de caráter permanente são os utilizados em mais de uma auditoria.

Os papéis de trabalho permanentes são arquivados em uma pasta permanente, a qual reúne os papéis de trabalho com informações gerais, de caráter permanente ou semipermanente, sobre um determinado órgão ou atividade da empresa. Seu objetivo é proporcionar à equipe de auditores uma rápida familiarização com a entidade a ser examinada. Podem ser:


– Cópia dos relatórios anteriores com as respectivas respostas dos clientes;


– Registro de reuniões com a alta administração;


– Registro de revisões pós-auditoria, com instruções para o próximo exame;


– Comentário dos auditores sobre assuntos importantes, excluídos do programa de auditoria devido ao objetivo específico do exame;


– Diversos organogramas, contratos, fluxogramas, informações financeiras históricas, resumo de horas despendidas no exame, diretrizes, instruções, atas de reunião, entre outros.

QUESTÃO CERTA: Quanto à natureza dos papéis de trabalho de auditoria, é correto afirmar que se classifica como corrente o papel utilizado apenas em um exercício social, e permanente aquele utilizado em mais de um exercício social.

a) Correntes:  utilizados em apenas um exercício social

Ex.: extratos bancários.

b) permanentes: utilizado em mais de um exercício social

Ex.: estatuto social.

QUESTÃO CERTA: A documentação de conteúdo corrente das auditorias de regularidade abrange, em geral, apenas um exercício.

QUESTÃO CERTA: A natureza do conteúdo da documentação de auditoria caracteriza-se como corrente ou permanente, sendo o plano de contas um exemplo de documento de natureza permanente.

QUESTÃO ERRADA: Os papéis de trabalho incluídos no arquivo corrente, onde devem ser mantidos indefinidamente, incluem o resumo dos princípios contábeis utilizados pelo cliente e os manuais do plano de contas e de procedimentos.

QUESTÃO CERTA: Entende- se por papéis de trabalho, de acordo com a NBC TP 01 – Perícia Contábil, a documentação preparada pelo perito para a execução da perícia. Entre, os meios de prova que podem ser considerados, incluem- se:  Depoimentos e documentos, Desenhos e fotografias, Correspondências e notificações.

QUESTÃO CERTA: Quanto à natureza dos papéis de trabalho de auditoria, é correto afirmar que se classifica como: corrente o papel utilizado apenas em um exercício social, e permanente aquele utilizado em mais de um exercício social.

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QUESTÃO CERTA: Os papéis de trabalho podem ser classificados como permanentes ou correntes de acordo com a sua aplicabilidade no processo de auditoria. São exemplos de papéis de trabalho correntes: os questionários de controle interno.

QUESTÃO CERTA: Os papéis de trabalho de auditoria podem ser de natureza corrente e permanente. É um exemplo de papel com natureza corrente: revisão analítica.

QUESTÃO CERTA: Em auditoria, são considerados permanentes somente os seguintes papéis de trabalho: guias de auditoria, questionários e diagramação de rotinas.

QUSTÃO ERRADA: São exemplos de papéis de trabalho correntes os manuais de procedimentos internos e as legislações específicas aplicáveis à empresa auditada.

No processo de Auditoria, são utilizados os chamados papéis de trabalho, que podem ser de natureza corrente ou permanente. Os papéis correntes são utilizados em apenas um exercício social, já os permanentes são utilizados em mais de um exercício social. Os dois exemplos da questão são papéis permanentes.

QUESTÃO CERTA: Ao final do trabalho de auditoria, os papéis de trabalho de auditoria são classificados em transitórios ou permanentes.

CORRENTES (OU TRANSITÓRIOS OU EM CURSO): que contêm as informações utilizáveis somente para o trabalho em curso. 

PERMANENTES: que contêm informações utilizáveis em bases permanentes (ao longo de várias auditorias).

QUESTÃO ERRADA: Os papéis de trabalho usualmente são arquivados em duas categorias de arquivos: corrente e permanente. No arquivo permanente, são, em geral, arquivados documentos do tipo contratos de descontos de duplicatas e demonstrações contábeis do último exercício.

Os dois exemplos apresentados se referem a papéis de trabalho do tipo corrente, pois, a princípio, só terão utilidade naquela auditoria.