Orçamentos e Redução Desigualdades Interregionais

0
219

Constituição Federal:

Art. 165 § 7º Os orçamentos previstos no § 5º, I [ORÇAMENTO FISCAL] e II [ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO], deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.

QUESTÃO CERTA: Entre as finalidades do orçamento fiscal e do orçamento de investimento, observa-se a de reduzir desigualdades interregionais, segundo critério populacional.

QUESTÃO ERRADA: A função de reduzir desigualdades inter-regionais, atribuída aos orçamentos, orienta a elaboração do orçamento da seguridade social no sentido de destinar proporcionalmente maiores números e valores de benefícios previdenciários para as regiões mais pobres do país.

Segundo o § 7º do art. 165 da CF/1988, os orçamentos fiscais e de investimentos das estatais, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.

Assim, o orçamento da seguridade social não tem tal função. 

QUESTÃO CERTA: Para que se atinja o equilíbrio distributivo e se reduzam as possíveis desigualdades inter-regionais, o orçamento fiscal deve ser compatível com o plano plurianual.

QUESTÃO CERTA: Entre as funções da lei orçamentária anual (LOA) consta a redução das desigualdades regionais, segundo critério populacional.

Sim, papel do o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público e do orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

QUESTÃO ERRADA: Uma das funções do orçamento da seguridade social, que deverá estar compatível com o plano plurianual, é reduzir as desigualdades inter-regionais, com base no critério populacional.

QUESTÃO ERRADA: As funções do orçamento da seguridade social

Advertisement
incluem a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.

QUESTÃO ERRADA: A LDO tem a função constitucional de reduzir desigualdades inter-regionais.

**CF/88 Art. 165 §7º – Os orçamentos previstos no § 5º, I e II (LOA- Orçamento Fiscal e Orçamento de Investimento), deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.

QUESTÃO CERTA: O orçamento fiscal e o de investimento, compatibilizados com o Plano Plurianual, têm entre suas funções a redução de desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.

QUESTÃO CERTA: Os orçamentos fiscal e da seguridade social devem obedecer à diretriz de redução das desigualdades regionais.

QUESTÃO ERRADA: A fim de reduzir as desigualdades socioeconômicas entre as cinco regiões geográficas brasileiras, o PPA deve ser apresentado de forma regionalizada, necessariamente segundo o padrão tradicional de divisão regional: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO ERRADA: O orçamento da seguridade social abrange as ações de saúde, assistência e previdência, e entre as suas expressas funções constitucionais inclui-se a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.