Última Atualização 23 de outubro de 2021
QUESTÃO CERTA: Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
§ 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
QUESTÃO ERRADA: Os corpos de bombeiros militares e as polícias militares são forças auxiliares do Exército, não se subordinando aos governadores de estado.
QUESTÃO ERRADA: A Constituição da República de 1988: determina que as polícias militares, por serem forças auxiliares do exército, são subordinadas diretamente ao presidente da República.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: A execução das atividades inerentes à defesa civil, assim como das de preservação da ordem pública, cabe, precipuamente, às polícias militares.
A execução das atividades inerentes à defesa civil, assim como das de preservação da ordem pública, cabe, precipuamente, às polícias militares.
- Corpo de Bombeiros. CF/88, Art. 144, § 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
Polícia Militar:
- Polícia ostensiva;
- Preservação da ordem pública.
Bombeiro Militar:
- Defesa civil.