O Que É Valor Residual? Como Calcular?

1
248

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: Valor residual consiste na redução do valor aplicado na aquisição de direitos com existência ou exercício de duração limitada.

Valor Residual de um Ativo: É o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, caso o ativo já tivesse a idade, a condição esperada e o tempo de uso esperados para o fim de sua vida útil. O cálculo do valor residual é feito por estimativa, sendo seu valor determinado antes do início da depreciação. Assim, o valor residual seria o valor de mercado depois de efetuada toda a depreciação. O valor residual é determinado para que a depreciação não seja incidente em cem por cento do valor do bem, e desta forma não sejam registradas variações patrimoniais diminutivas além das realmente incorridas.

VUNESP (2022):

QUESTÃO CERTA: Para a questão, considere a seguinte informação:

A depreciação é todo processo de desvalorização que afeta o valor de um bem com o passar do tempo, como o desgaste e a obsolescência. Ela afeta bens de qualquer tipo […] e há diversos meios de estipular a depreciação de um bem. […] A depreciação linear considera que a perda de valor ocorre de forma linear ao longo do tempo. É a forma de depreciação mais básica e mais utilizada por empresas para o cálculo de valor do seu patrimônio. […] A fórmula de base para o cálculo da depreciação linear de um bem é a seguinte: 

Advertisement

Depreciação anual = (Valor de aquisição – valor residual) / anos de vida útil

Sabe-se que a depreciação anual de um computador é 1/5 do seu valor de aquisição. Se esse computador foi adquirido por R$ 18 mil e tem vida útil para a empresa estimada em 3 anos, então seu valor residual é de: R$ 7,2 mil. 

Solução:

É consumido 1/5 do valor por ano

Ao final dos 3 anos, haverá consumo de 3/5, restando apenas o residual = 2/5

2/5* 18 = 7,2

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui