O Que É Posicionamento Estratégico?

0
468

Última Atualização 16 de janeiro de 2021

Vamos falar sobre posicionamento estratégico? Esse tópico é tratado por diversos autores ligado à Administração – inclusive a turma de marketing comenta muito sobre ele). Vamos começar pela definição do que vem a ser “posicionamento estratégico”.

Uma questão da FADESP de 2017:

QUESTÃO CERTA: Em termos de planejamento estratégico, são três os componentes que definem a estratégia: o posicionamento, as opções excludentes e a sinergia. Neste sentido, o posicionamento estratégico é a criação de uma posição única e valiosa, que envolve a realização de um conjunto diferente de atividades.  

Podemos pensar em Porter quando lidamos com esse tema. Observe a seguinte explicação:

“a essência do posicionamento estratégico consiste em escolher atividades diferentes daquelas dos rivais. Se os mesmos conjuntos de atividades fossem os melhores para produzir todas as variedades de produtos, para satisfazer a todas as necessidades e para ter acesso à totalidade dos clientes, as empresas simplesmente se alternariam entre elas e a eficácia operacional determinaria o desempenho”.

Uma questão da VUNESP (2012):

Advertisement

QUESTÃO CERTA: De acordo com Mintzberg, existem várias concepções acerca da estratégia que podem ser úteis para entender as opções de uma organização, são os famosos “cinco Ps” da estratégia. Quando consideramos o posicionamento estratégico com relação às variáveis ambientais que influenciam positiva ou negativamente a organização, temos a estratégia como: posição.

Para fins de complementação, saiba que os 5 P’s são os seguintes:

  • Plan (Plano);
  • Ploy (Manobra);
  • Pattern (Padronizar);
  • Position (Posição);
  • Perspective (Perspectiva).

Uma questão da CS-UFG (2019):

QUESTÃO CERTA: Considera-se o planejamento estratégico uma metodologia gerencial que permite direcionar o caminho que a empresa deverá seguir para atingir um futuro desejado, interagindo com o ambiente de negócios no qual está inserida. Essa metodologia envolve a definição de: um posicionamento estratégico e a construção de cenários que permitam a identificação e seleção de alternativas de caminhos que conduzam aos melhores resultados.