Vamos falar sobre posicionamento estratégico? Esse tópico é tratado por diversos autores ligado à Administração – inclusive a turma de marketing comenta muito sobre ele). Vamos começar pela definição do que vem a ser “posicionamento estratégico”.
Uma questão da FADESP de 2017:
QUESTÃO CERTA: Em termos de planejamento estratégico, são três os componentes que definem a estratégia: o posicionamento, as opções excludentes e a sinergia. Neste sentido, o posicionamento estratégico é a criação de uma posição única e valiosa, que envolve a realização de um conjunto diferente de atividades.
Podemos pensar em Porter quando lidamos com esse tema. Observe a seguinte explicação:
“a essência do posicionamento estratégico consiste em escolher atividades diferentes daquelas dos rivais. Se os mesmos conjuntos de atividades fossem os melhores para produzir todas as variedades de produtos, para satisfazer a todas as necessidades e para ter acesso à totalidade dos clientes, as empresas simplesmente se alternariam entre elas e a eficácia operacional determinaria o desempenho”.
Uma questão da VUNESP (2012):
QUESTÃO CERTA: De acordo com Mintzberg, existem várias concepções acerca da estratégia que podem ser úteis para entender as opções de uma organização, são os famosos “cinco Ps” da estratégia. Quando consideramos o posicionamento estratégico
Para fins de complementação, saiba que os 5 P’s são os seguintes:
- Plan (Plano);
- Ploy (Manobra);
- Pattern (Padronizar);
- Position (Posição);
- Perspective (Perspectiva).
Uma questão da CS-UFG (2019):
QUESTÃO CERTA: Considera-se o planejamento estratégico uma metodologia gerencial que permite direcionar o caminho que a empresa deverá seguir para atingir um futuro desejado, interagindo com o ambiente de negócios no qual está inserida. Essa metodologia envolve a definição de: um posicionamento estratégico e a construção de cenários que permitam a identificação e seleção de alternativas de caminhos que conduzam aos melhores resultados.