O Que É o Programa de Auditoria? (Com exemplos)

0
1297

Última Atualização 26 de julho de 2023

VUNESP (2023):

QUESTÃO CERTA: Sobre o chamado “programa de auditoria”, é correto afirmar: Sobre o chamado “programa de auditoria”, é correto afirmar:é o documento que contém as informações necessárias para planejar, executar, revisar e documentar o trabalho de auditoria.

Um programa de auditoria, também chamado de plano de auditoria, é um plano de ação que documenta quais procedimentos um auditor seguirá para validar se uma organização cumpre os regulamentos de conformidade.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Os procedimentos de auditoria são definidos no próprio programa. Nessa ocasião, descreve-se o que deve ser feito e como devem ser realizados os exames. As averiguações e verificações devem permitir que os auditores formem uma opinião que fundamente sua manifestação.

7. O programa de auditoria deve ser preparado por escrito ou por outro meio de registo, o que facilita o entendimento dos procedimentos de auditoria a serem adotados e propicia uma orientação mais adequada para a divisão do trabalho.

8. O detalhamento dos procedimentos de auditoria a serem adotados deve esclarecer o que o auditor necessita examinar na entidade, com base no seu sistema contábil e de controles internos.

Advertisement

9. No programa de auditoria devem ficar claras as diversas épocas para a aplicação dos procedimentos e a extensão com que os exames serão efetuados.

10. O programa de auditoria, além de servir como guia e instrumento de controle para a execução do trabalho, deve abranger todas as áreas a serem examinadas pelo auditor independente.

FONTE: NBCT 11.07

O programa de auditoria, elaborado com base nos elementos obtidos na visão geral do objeto, objetiva estabelecer, diante da definição precisa dos objetivos do trabalho, a forma de alcançá-los e deve evidenciar:

I. o objetivo e o escopo da auditoria;

II. o universo e a amostra a serem examinados;

III. os procedimentos e as técnicas a serem utilizados, os critérios de auditoria, as informações requeridas e suas fontes, as etapas a serem cumpridas com respectivos cronogramas;

IV. a quantificação dos recursos necessários à execução do trabalho.