O Que É o Procedimento de Revisão Analítica?

0
7913

NBC TA 300, A2: Planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e iterativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual. Entretanto, o planejamento inclui a consideração da época de certas atividades e procedimentos de auditoria que devem ser concluídos antes da realização de procedimentos adicionais de auditoria.

Por exemplo, o planejamento inclui a necessidade de considerar, antes da identificação e avaliação pelo auditor dos riscos de distorções relevantes, aspectos como:

(a) os procedimentos analíticos (fazem parte dos testes substantivos) a serem aplicados como procedimentos de avaliação de risco;

(b) obtenção de entendimento global da estrutura jurídica e o ambiente regulatório aplicável à entidade e como a entidade cumpre com os requerimentos dessa estrutura;

(c) a determinação da materialidade: Conforme item A12 da NBC TA 320 a determinação de materialidade para execução de testes não é um cálculo mecânico simples e envolve o exercício de julgamento profissional. É afetado pelo entendimento que o auditor possui sobre a entidade, atualizado durante a execução dos procedimentos de avaliação de risco, e pela natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores e, dessa maneira, pelas expectativas do auditor em relação a distorções no período corrente.

(d) o envolvimento de especialistas;

(e) a aplicação de outros procedimentos de avaliação de risco.

QUESTÃO CERTA: Uma das subdivisões dos testes substantivos é a revisão analítica, que consiste na verificação de valores significativos, visando identificar a situação do órgão auditado.

QUESTÃO CERTA: Por meio de revisão analítica, o auditor deve verificar se existem situações anormais e significativas que justifiquem maior concentração das suas atenções. Entre outros aspectos, deverá estabelecer inter-relacionamentos entre contas e transações, como: custo das vendas e estoques.

QUESTÃO CERTA: Considere que, em determinada escola, com o objetivo de testar a consistência da execução orçamentária e a fidedignidade dos demonstrativos, um auditor tenha relacionado, apropriadamente, o aumento do número de alunos com a variação dos gastos com a merenda escolar e as matrículas por série com a composição do material didático distribuído. Em face dessa situação, é correto afirmar que esse auditor aplicou procedimentos analíticos que incluem relações e comparações, contábeis ou não, produzidas pela entidade ou por terceiros.

QUESTÃO CERTA: Os Procedimentos Substantivos incluem: testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações) e procedimentos analíticos substantivos.

NBC TA 330 (R1)

4. Para fins das normas de auditoria, os termos abaixo têm os seguintes significados:

(a) Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:

(i) testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e

(ii) procedimentos analíticos substantivos.

(b) Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

QUESTÃO ERRADA: A correlação é a verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas.

A questão mistura o conceito de revisão analítica com a denominação correlação.

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a denominação correta de cada um desses procedimentos: revisão analítica: averiguar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes e quantidades absolutas, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas.

QUESTÃO CERTA: A revisão analítica é um procedimento que consiste: na verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

QUESTÃO CERTA: Entre os procedimentos de revisão analítica utilizáveis para constatação de evidências sobre contas a pagar, a constatação de variações relevantes e inesperadas nos prazos médios de pagamento e na liquidez corrente pode constituir indício de irregularidade, podendo o aumento em um ou outro desses indicadores revelar omissão de registro dessas obrigações.

QUESTÃO CERTA: Os procedimentos de revisão analítica são realizados durante a aplicação dos testes substantivos.

Os testes substantivos tem o maior volume nos trabalhos de auditoria, justamente devido as análises e revisões analíticas nos documentos e processos.

QUESTÃO CERTA: A fim de estabelecer o escopo da auditoria durante sua fase de planejamento, o auditor pode utilizar procedimentos de revisão analítica, que fazem parte dos testes substantivos.

QUESTÃO CERTA: As normas de auditoria independente aplicáveis às demonstrações contábeis estabelecem como método para a obtenção de evidências de auditoria o procedimento analítico, que é definido como: a avaliação das informações contábeis obtidas por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.

QUESTÃO CERTA: Os acompanhamentos, pelo auditor, de valores significativos, valendo-se da análise de informações contábeis por meio da utilização de índices, quocientes, quantidades, variações absolutas etc. com o objetivo de identificar situações ou tendências atípicas são denominados: procedimentos de revisão analítica.

QUESTÃO ERRADA: Os procedimentos de revisão analítica, visando identificar tendências ou situações anormais no comportamento de valores relevantes, utilizam testes substantivos como base para comparar o relacionamento entre elementos econômicos não financeiros.

Errado! Revisão analítica verifica o comportamento de valores significativos (entre contas). Exemplo: jogo de planilhas em obras públicas.

Procedimentos de revisão analítica: são análises de informações das demonstrações contábeis e de outros relatórios financeiros por meio de comparações simples, de aplicação de técnicas estatísticas plausíveis, de exames de flutuações horizontais ou verticais e da utilização de índices de análise de balanços. Os procedimentos de revisão analítica incluem, ainda, as relações entre dados financeiros obtidos e o padrão previsto, bem como com informações relevantes de outras naturezas, como, por exemplo, custos com folha de pagamento e número de empregados, impostos arrecadados com número e faixa de contribuintes. 

QUESTÃO CERTA: As atividades de detectar e analisar situações anormais e significativas constatadas nas demonstrações contábeis referem-se à etapa de: revisão analítica.

QUESTÃO CERTA: Nos procedimentos analíticos, podem-se incluir informações que se mostrem contraditórias ou inconsistentes com outras informações relevantes ou que produzam valores inesperados.

NBC TA 500 (R1) – EVIDÊNCIA DE AUDITORIA

Procedimentos Analíticos

A21. Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeirosOs procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

QUESTÃO CERTA: A realização de comparações entre informações e entre indicadores contábeis e a análise de relações entre contas e de relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros são procedimentos característicos: da revisão analítica.

NBC TA 500 (R1) – EVIDÊNCIA DE AUDITORIA Procedimentos analíticos (REVISÃO ANALÍTICA) A21. Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

Revisão Analítica (Procedimento Analítico) – objetiva verificar o comportamento de valores significativos.

O Auditor deve considerar:

1) objetivo dos procedimentos e o grau de confiabilidade dos resultados alcançáveis;

2) natureza do órgão/entidade e o conhecimento adquirido em fiscalizações anteriores;

3) a disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade.

Investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos. (Atipicidades).

QUESTÃO CERTA: Situação hipotética: Durante o planejamento de auditoria de uma organização, o auditor responsável extraiu das demonstrações financeiras informações de despesa de pessoal. Na execução, esse auditor examinou relatório, apresentado pelo auditado, com informações acerca dos empregados dos cinco anos antecedentes com o objetivo de justificar as movimentações ocorridas. Assertiva: Nesse caso, o auditor usou procedimento de auditoria de verificação do comportamento de valores relevantes conhecido como revisão analítica.

QUESTÃO CERTA: Entre as formas de obtenção de evidência de auditoria inclui-se a execução de procedimentos analíticos, os quais podem ser utilizados para indicar os elementos patrimoniais relevantes e as variações significativas observadas nos saldos desses elementos ao longo do tempo.

Procedimentos analíticos

A21. Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos. Ver NBC TA 520 para orientação adicional.

…”o procedimento de auditoria para obter evidencia de auditoria pode incluir a inspeção, observação, confirmação, indagação, recálculo, reexecuação e procedimentos analíticos, muitas vezes em combinados entre si”.

QUESTÃO CERTA: Em alguns casos, mesmo um modelo de previsão não sofisticado pode ser eficaz como procedimento analítico

Em alguns casos, mesmo um modelo de previsão não sofisticado pode ser eficaz como procedimento analítico. Por exemplo, quando a entidade tem um número conhecido de empregados com salários fixos durante o período, pode ser possível para o auditor usar esses dados para estimar os custos totais com folha de pagamento para o período com um alto grau de precisão, fornecendo dessa maneira evidência de auditoria para um item significativo das demonstrações contábeis e reduzindo a necessidade de executar testes de detalhes para a folha de pagamento. O uso de índices comerciais amplamente reconhecidos (como margens de lucro para diferentes tipos de entidade do varejo) pode muitas vezes ser eficaz em procedimentos analíticos substantivos para fornecer evidência para suportar a razoabilidade de valores registrados.

Fonte: NBC TA 520

QUESTÃO CERTA: Ao examinar as demonstrações financeiras de uma entidade, o auditor verifica as relações entre dados que envolvem cálculos e o emprego de índices financeiros simples, faz a análise vertical das demonstrações, coteja quantias reais com dados históricos e quantias orçadas etc. Nesse caso, ao utilizar mod elos matemáticos e estatísticos, como a análise de regressão, o auditor adota o procedimento denominado: revisão analítica.

Advertisement

De acordo com o disposto na NBC TA 500, os procedimentos analíticos (revisão analítica) consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.

Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

QUESTÃO ERRADA: Os procedimentos analíticos, em função do seu caráter detalhista, só devem ser aplicados a pequenos volumes de transações.

NBC TA 520


A44. Os procedimentos analíticos substantivos são geralmente mais aplicáveis a grandes volumes de transações que tendem a ser previsíveis com o tempo. A NBC TA 520 estabelece exigências e fornece orientação para a aplicação de procedimentos analíticos durante a auditoria


QUESTÃO ERRADA: Com o fim de evitar a ocorrência de algum viés em seu trabalho, nos procedimentos analíticos o auditor deve desconsiderar o desempenho de entidades do mesmo setor de atividade da entidade auditada.

NBC TA 520


A1. Os procedimentos analíticos incluem, por exemplo, levar em consideração comparações de informações contábeis e financeiras da entidade

•informações de entidades do mesmo setor de atividade, como a comparação entre índices de vendas e contas a receber com as médias do setor ou com outras entidades de porte comparável do mesmo setor.

QUESTÃO ERRADA: A fim de manter a consistência do relatório, em cada auditoria realizada o auditor deve selecionar um procedimento analítico único e específico para ser executado.

NBC TA 520


A3. Podem ser usados diversos métodos para executar procedimentos analíticos. Esses métodos variam desde a realização de comparações simples até análises complexas usando técnicas estatísticas avançadas. Os procedimentos analíticos podem ser aplicados para demonstrações contábeis consolidadas, componentes e elementos individuais de informação.



QUESTÃO ERRADA:
Os procedimentos analíticos que forem realizados por administradores da própria entidade auditada deverão ser desprezados ou realizados novamente pelo auditor.

NBC TA 520


A5. O auditor pode indagar a administração sobre a disponibilidade e confiabilidade das informações necessárias para aplicar procedimentos analíticos substantivos, e sobre os resultados de quaisquer procedimentos analíticos realizados pela entidade. Pode ser eficaz usar dados analíticos elaborados pela administração, desde que o auditor esteja satisfeito de que esses dados foram adequadamente elaborados

QUESTÃO CERTA: Uma das características da revisão analítica consiste na fixação de uma diferença máxima aceitável entre os valores observados e os esperados, que pode ser expressa em valor monetário, percentual, uma combinação de ambos ou, mais raramente, mediante o resultado de modelos estatísticos mais sofisticados.

h) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

Exemplo: nos últimos 12 meses, um determinado mês apresenta-se acima da média, enquanto que a média é de R$ 3.500,00, relativo a horas extras, nesse mês o valor é de R$ 10.000,00.

QUESTÃO ERRADA: A revisão analítica tem como referência comparações entre valores das demonstrações contábeis, com vistas à verificação de sua razoabilidade, tomando por base indicadores oficiais.

Revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

Na aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o auditor deve considerar:

a) o objetivo dos procedimentos e o grau de confiabilidade dos resultados alcançáveis;

b) a natureza da entidade e o conhecimento adquirido nas auditorias anteriores; e

c) a disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade.

Se o auditor, durante a revisão analítica, não obtiver informações objetivas suficientes para dirimir as questões suscitadas, deve efetuar verificações adicionais, aplicando novos procedimentos de auditoria, até alcançar conclusões satisfatórias.

Quando o valor envolvido for expressivo em relação à posição patrimonial e financeira e ao resultado das operações, deve o auditor:

a) confirmar os valores das contas a receber e a pagar, através de comunicação direta com os terceiros envolvidos; e

b) acompanhar o inventário físico realizado pela entidade, executando os testes de contagem física e procedimentos complementares aplicáveis.

QUESTÃO ERRADA: Para os analistas econômico-financeiros, a disponibilidade de demonstrações auditadas confere mais segurança e credibilidade aos indícios apurados e às conclusões apresentadas. Em contrapartida, a análise econômico-financeira não pode fornecer nenhum subsídio à auditoria com vistas a alertar ou levantar suspeitas sobre distorções reveladas por meio de seus indicadores.

Um dos procedimentos que o auditor utiliza para análise das demonstrações contábeis é o procedimento de revisão analítica, que inclui índices econômico-financeiros. Valores incompatíveis com o mercado em que se insere a entidade auditada ou mesmo com os dados históricos da mesma podem sim ser indícios de distorções.

QUESTÃO CERTA: A revisão analítica consiste na realização de análises comparativas e envolve, entre outros, o emprego de indicadores de desempenho. Seu objetivo é avaliar o comportamento de valores significativos, com vistas a identificação de situação ou tendências atípicas.

Comentários:

A revisão analítica consiste na verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

Gabarito: Certo.

Fonte: Direção Concursos.

CEBRASPE (2023):

QUESTÃO ERRADA: Os procedimentos analíticos podem ser aplicados a componentes e elementos individuais de informação contábil, mas não são apropriados para a obtenção de evidências em demonstrações contábeis consolidadas.

NBC TA 520 – PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS:

A3. Podem ser usados diversos métodos para executar procedimentos analíticos. Esses métodos variam desde a realização de comparações simples até análises complexas usando técnicas estatísticas avançadas. Os procedimentos analíticos podem ser aplicados para demonstrações contábeis consolidadas, componentes e elementos individuais de informação.