O Que É o Princípio da Prudência?

396
2825

Hoje não se pode mais falar em prudência nem mesmo como aspecto da representação fidedigna, pois o CPC 00(R1) dispôs sobre a sua retirada da norma.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO ERRADA: O princípio da prudência determina a adoção do maior valor para os componentes do ativo e do menor valor para os do passivo, sempre que forem apresentadas alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

Propõe que sejam registrados maiores valores para passivos e despesas, menores valores para ativos e receitas.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO CERTA: A determinação do maior valor para o passivo e do menor valor para o ativo, entre duas opções igualmente válidas, está em consonância com o princípio da prudência.

CEBRASPE (2017):

QUESTÃO ERRADA: Entre alternativas igualmente válidas, devem ser considerados os maiores valores para os ativos.

Princípio da prudência –> sempre espere o pior.

  • Menor valor para o ativo
  • Maior valor para o passivo

O Princípio do Conservadorismo Contábil (ou Prudência) determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: Tem gênese contábil: entre ativos e passivos, o administrador deve, em eventual escolha para seus valores, optar pelos menores para os ativos e maiores para os passivos. Esta definição se refere ao princípio da (o): prudência na Contabilidade Pública.

UERR (2018):

QUESTÃO ERRADA: O princípio da prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do menor valor para os componentes do Passivo.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: A estimativa de perdas, ao longo do tempo, está em desacordo com a essência do princípio da prudência, que visa preservar a representação fidedigna dos itens patrimoniais e a confiabilidade do processo de avaliação.

Errado, a aplicação do Princípio da PRUDÊNCIA ganha ênfase quando, para definição dos valores relativos às variações patrimoniais, devem ser feitas estimativas que envolvem incertezas de grau variável.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: O princípio da prudência pressupõe proteção do patrimônio da entidade, de maneira que os valores para ativos e despesas sejam menores e os relativos a receitas e passivos, maiores.

Princípio do pessimista (prudência ou conservadorismo)

Tudo que é bom avaliamos para baixo: Ativos, PL e receitas;

Tudo que é ruim avaliamos para cima: Passivo e despesas.

Art. 10 O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

§ 1º O Princípio da PRUDÊNCIA impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Fundamentais de Contabilidade.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO CERTA: Prática tradicional da contabilidade brasileira, a constituição de provisão ou perda estimada para créditos de liquidação duvidosa atende ao princípio contábil fundamental da: prudência.

QUESTÃO CERTA: A PRUDÊNCIA deve ser observada quando, existindo um ativo ou um passivo já escriturados por determinados valores, segundo os Princípios do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL e da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA surge dúvida sobre a ainda correção deles. Havendo formas alternativas de se calcularem os novos valores, deve-se optar sempre pelo que for menor do que o inicial, no caso de ativos, e maior, no caso de componentes patrimoniais integrantes do passivo. Naturalmente, é necessário que as alternativas mencionadas configurem, pelo menos à primeira vista, hipóteses igualmente razoáveis.

A provisão para créditos de liquidação duvidosa constitui exemplo da aplicação do Princípio da PRUDÊNCIA, pois sua constituição determina o ajuste, para menos, de valor decorrente de transações com o mundo exterior, das duplicatas ou de contas a receber. A escolha não está no reconhecimento ou não da provisão, indispensável sempre que houver risco de não-recebimento de alguma parcela, mas, sim, no cálculo do seu montante (RESOLUÇÃO CFC Nº 774).

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO CERTA: As subavaliações de ativos e as superavaliações de passivos, com consequentes registros de desempenhos posteriores inflados, são incompatíveis com a pretensão de neutralidade da informação. Em função disso, o Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Resolução n.º 1.374/2011, acatou que se retirasse da condição de aspecto da representação fidedigna: o princípio da prudência.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO CERTA: Consoante o princípio da prudência, qualquer passivo deve ser avaliado pelo maior valor sempre que sejam apresentadas alternativas igualmente válidas para mensurar as mutações patrimoniais.

SEÇÃO VII

O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA

Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. 

Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10)

Gabarito: CORRETO.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO CERTA: O princípio da prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior valor para os do passivo, sempre que existam alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais.

CERTO: Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: Considere que, ao estimar o valor de uma provisão passiva, o contador tenha utilizado três metodologias de cálculo que se apresentavam igualmente válidas. Nessa situação, conforme o princípio da prudência, a escolha deve recair sobre a que resultará no maior patrimônio líquido.

  • Menor ativo;
  • Maior passivo;
  • Menor PL.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: Essência sobre a forma e prudência são atributos fundamentais da representação contábil fidedigna.

A prudência foi retirada como aspecto da representação fidedigna, por ser incompatível com a neutralidade;

De acordo com o CPC 00, a característica prudência (conservadorismo) foi retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser inconsistente com a neutralidade, uma vez que Subavaliações de ativos e superavaliações de passivos são incompatíveis com a informação que pretende ser neutra.

CEBRASPE (2015):

QUESTÃO CERTA: O princípio ou característica da prudência é conflitante com a característica qualitativa fundamental da representação fidedigna.

De acordo com o CPC 00

A característica prudência (conservadorismo) foi também retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser inconsistente com a neutralidade. Subavaliações de ativos e superavaliações de passivos, segundo os Boards mencionam nas Bases para Conclusões, com consequentes registros de desempenhos posteriores inflados, são incompatíveis com a informação que pretende ser neutra.

Se é conflitante é porque:

1 – Prudência sempre coloca o Ativo (o que é bom) PARA BAIXO e o passivo (o que é ruim) para cima.

2 – Fidedigna é a realidade, sem colocar nada pra baixo ou para cima.

Então, isso é uma ideia que vai de encontro com a outra.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Julgue o item seguinte, de acordo com os princípios de contabilidade e as normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Considere que o contador de determinada sociedade empresária tenha observado ser possível utilizar três opções para quantificar as mutações patrimoniais, todas igualmente válidas, de acordo com as normas contábeis brasileiras. Considere, ainda, que a tabela a seguir apresente os valores resultantes dessas estimativas.

Nesse caso, segundo o princípio da prudência, a opção 3 será a recomendável para reconhecimento do patrimônio, pois apresenta a menor situação líquida.

Gabarito: CERTO;

Conforme Resolução CFC nº. 1282/10…

Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO CERTA: Ao avaliar um passivo, no caso de dúvidas acerca do valor de determinado item patrimonial, a empresa deverá registrar o maior valor obtido, contrariamente ao que ocorre na avaliação de ativos, em que deve ser registrado o menor valor obtido.

Advertisement

Princípio Contábil da PRUDÊNCIA:

Registrar o Passivo pelo Maior Valor e o Ativo pelo Menor Valor.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO ERRADA: De acordo com o princípio da prudência, o contador deve utilizar certo grau de precaução nos julgamentos com vistas à realização de estimativas em condições de incerteza, de modo a evitar que ativos e receitas sejam subestimados e que passivos e despesas sejam superestimados.

E exatamente o contrário do que afirma a questão.

Princípio da Prudência: Determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior valor aos do passivo, nos casos de incerteza e/ou mais de uma alternativa, por precaução nas estimativas para obter o menor PL.

Ativos e receitas devem ser subestimados e passivos e despesas devem ser superestimados.

– De acordo Com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade – CFC n.º 1.282, de 28/5/2010:

Artigo 10. Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Segundo a legislação societária, os direitos cujo objeto sejam mercadorias devem ser avaliados pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior. Essa regra é um exemplo da aplicação, na contabilidade, do princípio da prudência.

“A aplicação do Princípio da PRUDÊNCIA ganha ênfase quando, para definição dos valores relativos às variações patrimoniais, devem ser feitas estimativas que envolvem incertezas de grau variável, como as provisões redutoras do ativo. A provisão para créditos de liquidação duvidosa (Ou PDD) constitui exemplo da aplicação do Princípio da PRUDÊNCIA, pois sua constituição determina o ajuste, para menos, de valor decorrente de transações com o mundo exterior, das duplicatas ou de contas a receber.”

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: O cumprimento do princípio da prudência é indispensável à correta aplicação do princípio da competência.

A resposta da questão encontra-se no apêndice do II da resol. 750/93: 2º A observância do Princípio da CONTINUIDADE é indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de se constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado”. O CESPE trocou continuidade por prudência, por isso o item está errado.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Julgue os itens seguintes, de acordo com os princípios de contabilidade e as normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Considere que o contador de determinada sociedade empresária tenha observado ser possível utilizar três opções para quantificar as mutações patrimoniais, todas igualmente válidas, de acordo com as normas contábeis brasileiras. Considere, ainda, que a tabela a seguir apresente os valores resultantes dessas estimativas.

Nesse caso, segundo o princípio da prudência, a opção 3 será a recomendável para reconhecimento do patrimônio, pois apresenta a menor situação líquida.

O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais. Tendo isso em mente e analisando a questão proposta, o menor valor para os ativos e maior valor para os passivos ocorre na opção 3.

CEBRASPE (2008):

QUESTÃO ERRADA: A provisão para créditos de liquidação duvidosa constitui exemplo da aplicação do princípio da atualização monetária, pois sua constituição determina o ajuste, para menos, de valor decorrente de transações com o mundo exterior, das duplicatas ou de contas a receber.

A constituição da “provisão para créditos de liquidação duvidosa” encontra respaldo no Princípio da Prudência.

CEBRASPE (2008):

QUESTÃO CERTA: No reconhecimento de exigibilidades, o princípio da prudência envolve sempre o elemento incerteza em algum grau, pois, havendo certeza, cabe, simplesmente, o reconhecimento dela, segundo o princípio da oportunidade.

Gabarito CERTO Resolução 774 CFC 2.7.1 – Aspectos conceituais

No reconhecimento de exigibilidades, o Princípio da PRUDÊNCIA envolve sempre o elemento incerteza em algum grau, pois, havendo certeza, cabe, simplesmente, o reconhecimento delas, segundo o Princípio da OPORTUNIDADE. Para melhor entendimento da aplicação do Princípio da PRUDÊNCIA cumpre lembrar que: – os custos ativados devem ser considerados como despesa no período em que ficar caracterizada a impossibilidade de eles contribuírem para a realização dos objetivos operacionais da Entidade; – todos os custos relacionados à venda, inclusive aqueles de publicidade, mesmo que institucional, devem ser classificados como despesas; – os encargos financeiros decorrentes do financiamento de ativos de longa maturação devem ser ativados no período pré-operacional, com amortização a partir do momento em que o ativo entrar em operação.

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO CERTA: A Convenção do Conservadorismo modifica o princípio geral do custo como base de valor, ao estabelecer que o contador, sempre que se defrontar com alternativas igualmente válidas de atribuir valores diferentes a um elemento do passivo, deverá optar pelo valor mais alto.

396 COMENTÁRIOS

  1. Oh my goodness! Awesome article dude! Thanks, However I am having problems with your RSS. I don’t know why I am unable to subscribe to it. Is there anyone else having identical RSS issues? Anyone that knows the answer can you kindly respond? Thanx!!

  2. Howdy! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blogto rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.If you know of any please share. Thank you!

  3. When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get three e-mails with the same comment. Is there any way you can remove people from that service? Thank you!

  4. Hi, I do believe this is a great blog. I stumbledupon it I’m going to revisit once again since I book marked it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to help others.

  5. The internet insurance estimates allow individuals to take over questionnaires anytime. The principal thing they’ve to become is which you can follow the approach to obtain a particular estimate the auto insurance cover.

  6. Hello there, just became alert to your blog through Google, and found that it’s really informative. I’m gonna watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future. Lots of people will be benefited from your writing. Cheers!

  7. Kelvin Kaemingk has over two decades of helping people make smarter decisions regarding their mortgage and money decisions. He began his career in financial planning and migrated into the mortgage space in 2002. He is passionate and committed to helping people throughout their lives, make the best financial decisions for themselves and their families. As a father of three, and now Papa K (grandpa) to one, a team builder and recruiter, Kelvin thrives on helping others realize their potential, often referenced as “Everyone’s biggest fan”. Kelvin Kaemingk is the Area Manager for loanDepot and Co-Host of the Real Estate Chalk Talk radio program based in the Minneapolis – St. Paul area. Kelvin Kaemingk, NMLS 251124 | Branch NMLS 1139048

  8. 發展重點放在了由皮膚科醫生核心指導設計,結合頂尖瑞士工學科技的優異潔膚工具,提供安全、溫和又有效的潔顏體驗音波共震結合獨特毛刷結構,可溫和按摩肌膚,比手洗更有效鬆動毛孔與表皮層沉積的細微重金屬、頑垢和多餘皮脂,掃除難搞的黑頭粉刺。

  9. Thanks for some other wonderful post. Where else could anyone get that type of information in such a perfect approach of writing? I’ve a presentation subsequent week, and I am on the search for such information.

  10. I do accept as true with all of the ideas you’ve presented for your post.They are very convincing and will definitely work.Still, the posts are too short for beginners. Could you please extend them a little from subsequent time?Thanks for the post.

  11. Oh my goodness! Awesome article dude! Thanks, However I am having troubles with your RSS. I donít understand why I cannot join it. Is there anybody else having identical RSS problems? Anyone who knows the answer will you kindly respond? Thanx!!

  12. I do agree with all the ideas you have offered in your post. They’re really convincing and can definitely work. Nonetheless, the posts are too quick for beginners. Could you please lengthen them a bit from next time? Thanks for the post.

  13. Great post. I was checking constantly this blog and I am impressed! Extremely helpful info particularly the last part I care for such information a lot. I was seeking this particular information for a long time. Thank you and good luck.

  14. Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life articles and blogs

  15. Thanks for some other informative blog. Where else may I am getting that kind of information written in such a perfect way? I’ve a undertaking that I’m just now operating on, and I have been on the glance out for such info.

  16. 658715 874504Thanks for providing such a great post, it was exceptional and quite informative. It is my initial time that I pay a visit to here. I located a great deal of informative stuff in your article. Keep it up. Thank you. 856230

  17. I do agree with all the ideas you have presented in your post. They are really convincing and will definitely work. Still, the posts are very short for starters. Could you please extend them a little from next time? Thanks for the post.

  18. I am really impressed with your writing skills as well as with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it is rare to see a great blog like this one nowadays..

  19. Hello there! I know this is kinda off topic but I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in trading links or maybe guest writing a
    blog post or vice-versa? My website addresses a lot of the same
    topics as yours and I feel we could greatly benefit from each other.

    If you’re interested feel free to shoot me an e-mail.
    I look forward to hearing from you! Fantastic blog by the
    way!

    Feel free to surf to my homepage … vpn special code

  20. I’m really enjoying the theme/design of your site.
    Do you ever run into any web browser compatibility issues?
    A couple of my blog audience have complained about my website not working correctly in Explorer but looks great in Chrome.
    Do you have any solutions to help fix this problem?

    Feel free to visit my page … vpn special code

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui