O Que É Excludente de Culpabilidade? (com exemplos)

0
307

Exemplos de situações que excluem a culpabilidade (não cabe culpa o agente pelo o que ele fez ou deixou de fazer): imputabilidade, erro de proibição, coação moral irresistível, obediência hierárquica, estado de necessidade putativo e legítima defesa putativa.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: A inexigibilidade de conduta diversa e a inimputabilidade são causas excludentes de ilicitude.

A inexigibilidade de conduta diversa (coação moral irresistível e da obediência hierárquica) e a inimputabilidade são excludentes de culpabilidade.

Em relação à inexigibilidade de conduta diversa, temos que:

São admitidas duas situações nas quais, em princípio, não é possível esperar que o agente tomasse uma conduta diferente. Elas são: quando ele está submetido a coação moral irresistível, na qual é ameaçado de sofrer um prejuízo se não cometer o delito ao qual é compelido, e quando está agindo em obediência a uma ordem hierárquica, conforme disposto pelo artigo 22 do Código Penal.

culpabilidade está associada ao fato de ser possível, no caso concreto, exigir que o agente se comporte de acordo com o Direito. Se não é possível fazer esta exigência, ele não é culpável.

inexigibilidade de conduta diversa caracteriza-se quando age o autor de maneira típica e ilícita, mas não merece ser punido, pois, naquelas circunstâncias fáticas, não lhe era exigível um comportamento conforme o ordenamento jurídico.

(Art.22, CP)

Inexigibilidade de conduta diversa:

1) COAÇÃO IRRESISTIVEL: ameaça; promessa de realizar um mal.

2) OBEDIENCIA HIERÁRQUICA exige a presença de dois elementos:

  • A ordem seja aparentemente legal;
  • Oriunda de superior hierárquico. Essa subordinação diz respeito, apenas, à hierarquia vinculada à função pública.

São hipóteses legais de excludentes de culpabilidade.

FUMARC (2021);

QUESTÂO CERTA: A prática de fato típico em razão de obediência à ordem não manifestamente ilegal de superior hierárquico é hipótese de inexigibilidade de conduta diversa e pode excluir a culpabilidade do agente. 

Correta. Ainda, caso a ordem fosse manifestamente ilegal e o agente praticasse o fato, este responderia pelo crime (com a presença de uma atenuante) e o expedidor da ordem (com agravante).

Advertisement

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: O erro de proibição é causa excludente de ilicitude.

O erro de proibição é causa excludente de CULPABILIDADE.

O erro de proibição é o erro incidente sobre a ilicitude do fato, diz respeito à ausência de potencial consciência da ilicitude, servindo, pois, de excludente da culpabilidade.

Dá-se o erro sobre a ilicitude do fato ou erro de proibição (direto) sempre que o agente supõe praticar uma conduta legal ou legítima, mas que em verdade configura ilícito penal. Enfim, há erro de proibição sempre que o autor carecer da consciência da ilicitude do fato. Ou, como diz Francisco de Assis Toledo, há erro de proibição quando o agente realiza uma conduta proibida, seja por desconhecer a norma proibitiva, seja por conhecê-la mal, seja por não compreender o seu verdadeiro âmbito de incidência.56 No erro de proibição, portanto, o agente erra quanto ao caráter proibido de sua conduta, ao supor lícita uma ação ilícita.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: A inexigibilidade de conduta diversa e a inimputabilidade são causas excludentes de tipicidade.

A inexigibilidade de conduta diversa e a inimputabilidade são causas excludentes de CULPABILIDADE.

CEBRASPE (2023):

QUESTÃO CERTA: Considera-se causa excludente da culpabilidade: inexigibilidade de conduta diversa. 

O que afasta a tipicidade?

– Insignificância (Bagatela)

– Coação Física Irresistível

O que afasta a ILICITUDE?

– Legítima Defesa

– Estado de Necessidade

– Estrito Cumprimento do Dever Legal

– Exercício Regular de um Direito

O que afasta a CULPABILIDADE?

– Inimputabilidade

– Inexigibilidade de Conduta Diversa

– Inconsciência da Ilicitude (invencível/escusável)