O Que É Cut-off na Auditoria? (Teste de Corte)

0
6606

TESTES DE CORTE (“CUT-OFF”)

Para se assegurar de que não existem valores de um exercício registrados em exercício anterior ou posterior, o auditor deve realizar os testes de corte, que podem incluir:


1 – Determinação do momento em que os registros contábeis auxiliares e os documentos a eles relacionados refletem o levantamento do inventário. As mercadorias adquiridas no ano 2, por exemplo, não podem constar do inventário do ano 1;


2 – Pedido de informação a clientes, fornecedores e bancos quanto a direitos e obrigações que devem estar indicados nas demonstrações de determinado exercício;


3 – Confronto das notas fiscais de venda emitidas até a data do encerramento do exercício com os documentos de despacho, com vistas à confirmação da remessa das mercadorias aos clientes até a data do balanço. A realização da receita de vendas ocorre no momento da entrega das mercadorias ao cliente.
Já caiu em prova várias vezes.

QUESTÃO CERTA: A técnica de auditoria corte das operações, ou cut-off, representa a fotografia do momento-chave de um processo.

QUESTÃO CERTA: Denomina-se corte de operações ou cut off a técnica de auditoria representada pelo corte interrupto das operações ou transações, para a apuração da dinâmica de um procedimento de forma seccionada.

QUESTÃO CERTA: Considerando que determinado órgão estabeleça um programa para análise de crédito, em que todas as operações com valores superiores a R$ 50.000,00 e 10% das operações com valores inferiores a R$ 50.000,00 devam ser apuradas, é correto afirmar que a técnica de auditoria empregada nesse processo é a de cut-off.

Advertisement

Cutoff – representa corte na relação de auditoria

É um corte em determinada operação, ou seja, a partir daquele ponto os dados, em tese, não serão analisados. Na questão houve essa limitação, o que faz com que a assertiva esteja correta.

QUESTÃO CERTA: Durante o acompanhamento de um inventário físico de estoques, o auditor deve efetuar o cut-off para determinar o momento em que os registros contábeis auxiliares, bem como os documentos com eles relacionados, refletem o levantamento do inventário.

QUESTÃO ERRADA: Na auditoria de estoques, o chamado corte (cut-off) consiste em escolher uma data em que os registros contábeis e os auxiliares, bem como os documentos com eles relacionados,reflitam o levantamento do inventário. Trata-se de um procedimento especialmente indicado nos casos em que os registros estão atrasados e as mercadorias em trânsito não estão segregadas.

Na auditoria de estoques, o chamado corte (cut-off) consiste em escolher uma data em que os registros contábeis e os auxiliares, bem como os documentos com eles relacionados, reflitam o levantamento do inventário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui