Critérios do Processo de Auditoria

0
382

QUESTÃO ERRADA: De modo a dar consistência ao processo de auditoria, os critérios empregados para avaliação devem ser fixos, independentemente da entidade auditada, embora possam ser adaptados à realidade de cada caso na fase da elaboração da visão geral da entidade auditada.

O erro está em afirma que os critérios de auditorias são fixos, independentemente da entidade auditada.

Duas coisas devem ser levadas em consideração: o tipo de auditoria e a entidade a ser auditada, pois de acordo com o objeto da auditoria os critérios são formulados, sem desconsiderar a entidade.

Na auditoria de conformidade os critérios são mais bem determinados, pois o auditor se apoia nas normas.

Na auditoria operacional, os critérios são definidos de acordo com cada auditoria e em função, por exemplo, de objetivos e metas fixadas em lei ou determinado pela administração, ou ainda, desempenho de anos anteriores.

Advertisement

Cada empresa, entidade ou objeto a ser auditado é único, não importando quantas semelhanças tenham com outras empresas. Dizer que os critérios de avaliação devem ser fixos nos remete a desconsiderar as particularidades dos auditados, o que faria com que os diversos planejamentos se apresentassem bastante inflexíveis. E como já vimos, uma das características mais importantes do planejamento de auditoria é sua flexibilidade.