Indicador de Fraude (com exemplos)

0
576

QUESTÃO CERTA: A escolha ou mudança nas políticas contábeis da entidade, em especial aquelas subjetivas e em transações complexas, pode indicar fraude nas informações financeiras.

A NBC TA 240 (R1) dispõe que:


“29. Ao determinar respostas globais para enfrentar os riscos avaliados de distorção relevante nas demonstrações contábeis, o auditor deve:


(a) alocar e supervisionar o pessoal, levando em conta o conhecimento, a aptidão e a capacidade dos indivíduos que assumirão responsabilidades significativas pelo trabalho, e avaliar os riscos de distorção relevante decorrente de fraude (ver itens A34 e A35);


(b) avaliar se a seleção e a aplicação de políticas contábeis pela entidade, em especial as relacionadas com medições subjetivas e transações complexas, podem ser indicadores de informação financeira fraudulenta decorrente de tentativa da administração de manipular os resultados; e


(c) incorporar elemento de imprevisibilidade na seleção da natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria (ver item A36).”

O auditor deve avaliar se a seleção e a aplicação de políticas contábeis pela entidade, em especial as relacionadas com medições subjetivas e transações complexas, podem ser indicadores de informação financeira fraudulenta decorrente de tentativa da administração de manipular os resultados.

QUESTÃO ERRADA: Para identificação e avaliação de riscos de distorção relevantes decorrentes de fraude, é importante incorporar um elemento de imprevisibilidade na seleção dos procedimentos de auditoria a serem executados, visto que empregados da entidade a ser investigada podem estar familiarizados com os procedimentos de auditoria e conseguir esconder informações contábeis fraudulentas.

A questão fala em imprevisibilidade na seleção dos procedimentos de auditoria. Essa afirmação está incorreta, gente. A seleção dos procedimentos se dá quanto do planejamento e não há qualquer imprevisibilidade nisso.

Pode haver, no entanto, quanto a natureza, oportunidade e extensão.

QUESTÃO CERTA: O auditor deverá atentar para situações associadas ao aumento de risco de erros ou fraudes, como, por exemplo, uma elevada rotação do pessoal-chave nas áreas contábil, financeira e de auditoria interna, ou mudanças frequentes de auditores e advogados.

CERTO

NBC TA “Os seguintes são exemplos de condições e eventos que podem indicar a existência de riscos de distorção relevante. Os exemplos oferecidos abrangem um amplo leque de condições e eventos; contudo, nem todas as condições e eventos são relevantes para todo trabalho de auditoria e a lista de exemplos não é necessariamente completa:

 Operações em regiões economicamente instáveis, por exemplo, países com desvalorização significativa da moeda ou economias altamente inflacionárias.

 Operações expostas a mercados voláteis, por exemplo, mercado futuro.

 Operações sujeitas a alto grau de regulamentação complexa.

 Assuntos de continuidade dos negócios e liquidez, incluindo perda de clientes significativos.

 Limitações na disponibilidade de capital e crédito.

 Mudanças no setor de atividade em que a entidade opera.

 Mudanças na cadeia de suprimentos.

 Desenvolvimento ou oferta de novos produtos ou serviços, assim como mudança para novas

Advertisement

linhas de negócio.

 Expansão para novos locais.

 Mudanças na entidade, como grandes aquisições ou reorganizações, bem como outros eventos

não usuais.

 Entidades ou segmentos de negócio com probabilidade de serem vendidos.

 A existência de alianças e empreendimentos com controle compartilhado (joint venture) complexos.

 Uso de instrumentos financeiros não registrados no balanço, entidades com propósito especifico e outros acordos de financiamento complexos.

 Transações significativas com partes relacionadas.

 Falta de pessoal com habilidade adequada em contabilidade e em demonstrações contábeis.

 Mudanças no pessoal-chave, incluindo saída de executivos-chave.

 Deficiências no controle interno, especialmente as não contempladas pela administração.

 Incentivos à administração e aos empregados para se envolver em fraudes nas demonstrações

contábeis. (Incluído pela NBC TA 315 (R1))

 Incompatibilidade entre a estratégia de TI da entidade e suas estratégias de negócio.

 Mudanças no ambiente de TI.

 Instalação de novos sistemas importantes de TI relacionados com demonstrações contábeis.

 Investigações das operações ou resultados financeiros da entidade por órgãos reguladores ou governamentais.

 Distorções no passado, histórico de erros ou quantidade significativa de ajustes no final do período.

 Quantidade significativa de transações não rotineiras ou não sistemáticas, incluindo transações com companhias ligadas e transações de grande valor no final do período.

 Transações que são registradas com base na intenção da administração, por exemplo, refinanciamento de dívidas, ativos a serem vendidos e classificação de títulos negociáveis.

 Aplicação de novas normas contábeis.

 Mensurações contábeis que envolvam processos complexos.

 Eventos ou transações que envolvam incerteza significativa de mensuração, inclusive de estimativas contábeis.

 Eventos ou transações que envolvam incerteza significativa de mensuração, inclusive de estimativas contábeis e divulgações relacionadas. (Alterado pela NBC TA 315 (R1))

 Omissão ou obscurecimento de informação significativa na divulgação. (Incluído pela NBC TA 315 (R1))

 Litígio pendente e obrigações contingentes, por exemplo, garantia de vendas, garantias financeiras e reparação ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui