IIA: Consultoria auditor interno – avaliação mesma entidade

0
134

QUESTÃO ERRADA: De acordo com as normas do IIA (Institute of Internal Auditors), o auditor interno que prestar serviço de consultoria a determinada entidade ficará impedido de prestar serviços de avaliação nessa mesma entidade.


Segundo a Norma de Atributo 1130 – Prejuízo à independência ou à objetividade:

1130.A1 – Os auditores internos devem evitar avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente. Presume-se que a objetividade esteja prejudicada se um auditor interno prestar serviços de avaliação de uma atividade pela qual tenha sido responsável durante ano anterior.

1130.A2 – Os trabalhos de avaliação de funções pelas quais o executivo-chefe de auditoria tenha assumido responsabilidade devem ser supervisionados por uma parte externa à atividade de auditoria interna.

1130.A3 – A atividade de auditoria interna pode prestar serviços de avaliação onde anteriormente tenha executado serviços de consultoria, desde que a natureza da consultoria não tenha prejudicado a objetividade e com a condição de que a objetividade individual seja gerenciada ao se designar recursos para o trabalho de auditoria.

1130.C1 – Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria em relação às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente.

1130.C2 – Caso os auditores internos tenham um potencial prejuízo à independência ou à objetividade em relação aos serviços de consultoria propostos, o cliente do trabalho de auditoria deve ser informado antes da aceitação do trabalho de auditoria.

Assim, é possível a realização de serviços de avaliação à entidade que tenha realizado serviços de consultoria, desde que não haja prejuízo à objetividade.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Entre os princípios éticos profissionais que fundamentam a profissão de auditor, elenca-se a independência como condição primordial do trabalho. Assim, todo auditor deve ser absolutamente independente e imparcial na interpretação de tudo que lhe for apresentado, atestando a cada dado um pronunciamento conclusivo. Para tanto, é vedado qualquer vínculo ou relação de trabalho entre o auditor e a entidade auditada nos últimos dois anos anteriores aos trabalhos de auditoria.

QUESTÃO CERTA: Entre as normas de atributos, deve-se considerar que, se a independência ou objetividade forem prejudicadas de fato ou na aparência, os detalhes de tal prejuízo devem ser informados às partes apropriadas. Neste sentido, é correto afirmar que: os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relacionados às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente.

QUESTÃO CERTA: Os auditores internos devem abster-se de avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente, entretanto podem prestar serviços de consultoria relacionados a tais operações.

QUESTÃO ERRADA: Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relacionados às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui