IIA: Auditores Conhecimentos Especializados

0
143

QUESTÃO ERRADA: Exige-se que os auditores internos detenham os conhecimentos especializados necessários para detectar e investigar as fraudes na entidade examinada.

Segundo o item 1210.A2 das Normas de Atributos do IIA, o auditor interno deve possuir suficiente conhecimento para identificar indicadores de fraude, mas não se espera que tenha a especialidade de uma pessoa cuja responsabilidade principal seja detectar e investigar fraudes.

O objetivo principal da auditoria NÃO é detecção de fraudes, mas tanto o auditor interno quanto o auditor externo devem avaliar. Sendo que a preocupação maior é do INTERNO e responsabilidade primária é da ADMINISTRAÇÃO Tanto o auditor interno quanto o auditor externo devem avaliar os controles internos e a possibilidade de ocorrência de fraudes e erros que afetem as demonstrações contábeis.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: As fraudes são um indicativo da deficiência do controle interno. Assim sendo, é necessária a especialização dos auditores internos para que possam estar aptos a detectar e investigar esse tipo de ocorrência.

QUESTÃO ERRADA: O auditor interno deve possuir conhecimento suficiente para identificar indicadores de fraude, pois se espera que ele tenha a especialidade de uma pessoa cuja responsabilidade principal seja detectar e investigar fraudes.