Última Atualização 11 de janeiro de 2021
Eu poderia ter citado essa questão em textos nos quais tratei dos 14 princípios de Fayol ou falei do princípio da unidade de comando, mas decidi abordá-la isoladamente para chamar a sua atenção. Ela traz a tônica da estrutura de organizações. No Caderno de Prova você encontra diversas outras explicações sobre estrutura organizacional. Falemos, portanto, de Fayol, Unidade de Comando e Estrutura Matricial.
Observe a seguinte questão da CEBRASPE (2013):
QUESTÃO ERRADA: De acordo com os princípios gerais da administração de Fayol, o administrador de uma organização logística deve utilizar a estrutura matricial, com gerentes funcionais e gerentes de projeto, para conduzir adequadamente as equipes e conseguir entregar, no devido prazo, os diversos produtos e serviços que estão sob a responsabilidade da organização.
O problema da questão, caderneiros (as) é que a estrutura matricial é incompatível com o que Henry Fayol propunha. Ele apregoava alta hierarquia com unidade de comando e verticalização da organização voltada a atividade administrativa.
Uma explicação diz:
“Diferente do que ocorre na matricial, onde não se observa uma unidade de comando, o subordinado reporta-se a dois chefes ao mesmo tempo! Só por aí conseguimos ver o erro da questão!
A estrutura matricial é caracterizada pela dupla subordinação, o que resulta na quebra do princípio da unidade de comando estabelecido na Teoria Clássica”.
Então, é importante ter em mente: na estrutura matricial você pode se reportar a dois chefes – o que é incongruente com as ideias de Fayol ao eleger a unidade de comando.