COSO: Categorização dos usuários

0
111

QUESTÃO CERTA: A categorização dos usuários segundo os perfis e o uso de softwares licenciados são tipos de controles estruturados pela administração para auxiliar a gestão dos sistemas de informações.


Segundo o COSO (Gerenciamento de Riscos Corporativos – Estrutura Integrada), a dependência cada vez maior em relação a sistemas de informações para auxiliar a operação de uma organização e para atender aos objetivos de comunicação e ao cumprimento de políticas traz a necessidade de controle dos sistemas mais significativos.

Dois grupos amplos de atividades de controle dos sistemas de informação podem ser utilizados. O primeiro diz respeito aos controles gerais, que se aplicam a praticamente todos os sistemas e contribuem para assegurar uma operação adequada e contínua. O segundo grupo é o dos controles de aplicativos, que incluem etapas para avaliar o processo por meio de códigos de programação dentro do software.

Os controles gerais e os de aplicativos, em conjunto com os processos de controle manual, quando necessários, asseguram a integridade, a precisão e a validade das informações.

Advertisement

Os controles gerais estendem-se pela administração da tecnologia da informação, pela infraestrutura da tecnologia da informação, pela administração da segurança, pela aquisição de software, pelo desenvolvimento e pela manutenção. Esses controles aplicam-se a todos os sistemas: os de grande porte ou mainframe para cliente/servidor aos ambientes de computadores portáteis e os de mesa. Alguns exemplos de controles comuns nessas categorias: Administração da Tecnologia da Informática, Infraestrutura da Tecnologia da Informática (categorização dos usuários segundo os perfis), Administração da Segurança; Aquisição, Desenvolvimento e Manutenção de Software (uso de softwares licenciados).

 Portanto, item certo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui