COSO e certeza dos objetivos

1
196

QUESTÃO ERRADA: Controles internos podem ser corretamente conceituados como um processo desenvolvido pelas organizações com o objetivo de garantir com total certeza que os objetivos organizacionais sejam alcançados.

Nenhum controle interno, por melhor que seja, consegue garantir totalmente que os objetivos organizacionais sejam alcançados, porque há limitações como conluio de funcionários, negligência, eventos externos, dentre outros. Portanto, controles internos só conseguem garantir uma segurança razoável.

…com o objetivo de garantir com RAZOÁVEL certeza…

A COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), definiu controle interno como “um processo levado a cabo pelo Conselho de Administração, Direção e outros membros da organização com o objetivo de proporcionar um grau de confiança razoável na concretização dos seguintes objetivos”:

Advertisement

– Eficácia e eficiência dos recursos;

– Fiabilidade da informação financeira;

Cumprimento das leis e normas estabelecidas.

QUESTÃO ERRADA: Sistemas de controle interno estruturados e gerenciados de maneira adequada proporcionam ao gestor a certeza de que todos os objetivos e metas da empresa serão alcançados.

O erro da questão está nesta parte em destaque, pois os controles internos ajudam no alcance dos objetivos, mas não garantem a certeza de seu alcance.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui