Auditoria e Obtenção de evidências

0
342

QUESTÃO CERTA: São procedimentos para a obtenção de evidências: Inspeção e Confirmação.

QUESTÃO ERRADA: Acerca da evidência de auditoria é correto afirmar que é obtida a partir do planejamento realizado para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo.

NBC TA 500 – Evidências de auditoria.

A1. A evidência de auditoria é necessária para fundamentar a opinião e o relatório do auditor. Ela tem natureza cumulativa e é obtida principalmente a partir dos procedimentos de auditoria realizados durante o curso do trabalho.

QUESTÃO CERTA: De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade − NBC TAs, a evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor é conseguida, entre outros, pela: execução de procedimentos de avaliação de riscos.

NBC TA 500:

A10. Como exigido e explicado adicionalmente pela NBC TA 315 e pela NBC TA 330, a evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor é conseguida pela execução de:

(a)   procedimentos de avaliação de riscos; e

(b)   procedimentos adicionais de auditoria, que abrangem:

(i)   testes de controles, quando exigidos pelas normas de auditoria ou quando o auditor assim escolheu; e

(ii)   procedimentos substantivos, inclusive testes de detalhes e procedimentos analíticos substantivos.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor independente é conseguida, nos termos da NBC TA 500, entre outras, pela: execução de procedimentos de avaliação de riscos.

CEBRASPE (2023):

QUESTÃO CERTA: De acordo com a NBC TA 500 (R1) — Evidência de Auditoria, um indivíduo externo ou uma organização externa somente pode atuar simultaneamente como especialista da informação e como fonte de informações externas quando se tratar de diferentes conjuntos de informação.

NBC TA 500 (R1) – EVIDÊNCIA DE AUDITORIA:

A4. Entretanto, um indivíduo externo ou organização externa pode, por exemplo, atuar como especialista da administração enquanto fornece um conjunto de informações específico, mas pode atuar como fonte de informações externa quando fornece um conjunto de informações diferente.

Obs.: cabe recurso, visto que a questão diz “especialista da informação” quando o correto seria “especialista da administração”.