Notas de Auditoria (com exemplos)

0
396

QUESTÃO CERTA: O objetivo da nota de auditoria, cientificando as irregularidades encontradas durante os trabalhos, é colher esclarecimentos prévios à emissão do parecer do auditor.

Nota de Auditoria é um documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área auditada, no decorrer dos exames das IRREGULARIDADES constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos de auditoria. Objetiva obter a manifestação dos agentes sobre fatos que resultaram em prejuízo, bem como dar suporte à opinião do Auditor na emissão do seu Parecer de Auditoria.

As notas de auditoria são emitidas pela equipe de auditoria como fruto de constatações levantadas em auditorias planejadas, auditorias especiais ou demais ações empreendidas. Destina-se a alertar o gestor da Instituição quanto à impropriedade ou irregularidade que possa ser imediatamente sanada, ainda que no curso dos trabalhos de auditoria.

QUESTÃO CERTA: A seguir, são apresentados os conceitos dos documentos relativos ao instrumental de trabalho do auditor.

I. Documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização do Sistema de Controle Interno, podendo ser por ele elaborados ou obtidos de qualquer outra fonte.

II. Documento utilizado para formalizar pedido de documentos, informações, justificativas e outros assuntos relevantes, emitido antes ou durante o desenvolvimento dos trabalhos de campo.

Advertisement

III. Documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos.

IV. Constituem-se na forma pela qual os resultados dos trabalhos realizados são levados ao conhecimento das autoridades competentes

A sequência correta destes conceitos é: papéis de trabalho, solicitação de auditoria, nota de auditoria, relatório de auditoria.

QUESTÃO CERTA: Durante o exame de campo, a constatação de situação que possa vir a causar prejuízo à fazenda pública — mas que seja passível de saneamento durante a realização dos trabalhos de auditoria — deve ser objeto de nota de auditoria, preferencialmente à sua inclusão no relatório, exceto por circunstâncias especiais, tais como resistência à adoção de medidas corretivas ou preventivas.

Sim. Ela é o documento endereçado aos gestores da unidade auditada, bem como ao dirigente máximo, para informar sobre a constatação de falhas, contendo as recomendações para saná-las.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui