Última Atualização 18 de novembro de 2020
Mais uma espécie /tipo de amostra a ser visto aqui no Caderno de Prova. Se esse é o seu primeiro acesso ao nosso portal, seja muito bem-vindo (a). Como aprendemos em outros textos, amostragem significa selecionar uma porção/ amostra de dada população e, ao estudá-la, extrapolar as conclusões que se chegou em respeito a ela, à toda a população (inclusive os itens não selecionados para compor a amostra).
Segundo professor da Universidade Federal de Ouro Preto: os elementos a serem selecionados devem estar de acordo com as proporções de características da população.
Por exemplo, se em uma população, existem 20% de indivíduos da classe econômica A, 50% da classe B e 30% da classe C, a amostra acidental ou por conveniência deve respeitar essas proporções (amostragem por quotas), selecionando 20% de indivíduos da classe econômica A, 50% da classe B e 30% da classe C.
A amostragem por quotas é não probabilística, cuidado com essa informação. Dizer que ela é probabilística está errado. As probabilísticas são: Aleatória Simples – Estratificada – Sistemática – Conglomerado.
Veja uma questão que busca confundir os conceitos de amostragem estratificada e amostragem por quotas.
QUESTÃO ERRADA: O auditor, em prol do refinamento dos testes aplicados e minimização dos riscos de amostragem, poderá utilizar a amostragem por quotas para obter subgrupos homogêneos, que apresentem variação das características estudadas menor que a da população.
Falou em conjuntos homogêneos (estratos homogêneos), pense na estratificada (e não por quotas). Ao se fixar limites de cada quota, para aí, então, se escolher, dentro de tais limites, estamos diante da amostragem por quotas.