Variação do valor apurado inferior variação contábil

0
205

QUESTÃO ERRADA: Durante o processo de reavaliação, não se deve registrar, no resultado do período, a variação do valor apurado no laudo que seja inferior ao valor contábil de uma classe de ativo.

40 se o valor contábil do ativo diminuir em virtude de reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado. No entanto, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente ao patrimônio líquido contra a conta de reserva de reavaliação, até o seu limite.

CPC 27 Ativo Imobilizado

Os aumentos ou diminuições relativas à reavaliação de ativos terão como contrapartida, como regra, o resultado patrimonial do período, ou seja, uma variação patrimonial aumentativa ou diminutiva.

Advertisement

Observa-se que o MCASP/STN recorda a possibilidade de criação de “reserva de reavaliação”  no  patrimônio  líquido  (prevista  nas  normas  internacionais  de contabilidade  do  setor  público),  quando  a  reavaliação  aumentar  o  valor  do ativo. Mas tal situação somente é possível quando há um controle patrimonial avançado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui