Vantagens em Estudar com o Caderno de Prova

0
216

Basicamente, o processo de resolução de uma ‘questão objetiva’ ocorre por meio de duas etapas.

Primeiro, aquela em que se identifica o campo de estudo como: responsabilidade civil, tipos de controle e gestão de pessoas. E, segundo, o momento em que se busca identificar se uma assertiva está correta ou não.

No dia da prova, todas as questões, com os mais variados temas, estarão misturadas, como uma verdadeira salada de frutas, o que torna, consequentemente, o processo de sintonização por assunto, para fins de reflexão, uma tarefa mais árdua. Seu cérebro precisa, primeiramente, ir para o campo de estudo pertinente, para, na sequência, escolher o lado no qual jogará, se certo ou errado, por exemplo. Se A ou B. Se C ou D.

Quando se estuda com dezenas de questões lado a lado, de um único tema extremamente específico, o olfato do candidato fica mais apurado. É que ao se deparar com determinada questão no dia prova, o estudo por blocos de questão já robusteceu, antecipadamente, o processo de escolha do campo de estudo. Embora o examinador floreie a redação da assertiva, o cérebro do candidato, já treinado com bloco de questões pontuais, rapidamente identifica o assunto central da questão e passa, em menor tempo, para a análise do tipo certo x erado – poupando tempo para outras questões adiante. Melhora-se, portanto, a eficiência da gestão de tempo.

Advertisement

O processo rege-se pelo ditado “de segundos em segundos, a galinha enche o papo”. Gasta-se menos tempo com certas questões, sobrando, dessa forma, mais tempo para resolver outras. O bolo é um só, como o tempo, você não poderá estendê-lo. O pulo do gato está, na verdade, em repartir o tempo que se tem de forma natural, porém sábia. A sugestão de se dividir o tempo igualmente por assunto é falha. A ação deve estar voltada para a micro decisão, não para a macro. Por isso, recomendo que a análise seja feita de dentro para fora, e não de fora para dentro.

Observe que, aqui, ninguém está reinventado a roda. O resultado, como já pontuamos, diversas vezes, só vem com muito esforço do candidato. O que oferecemos, no Caderno de Prova, são ajustes finos com base no histórico de questões elaboradas.

Por isso, mãos à obra!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui