Acordo Várias Vezes – Como Dormir Melhor?

0
624
COMO DORMIR MELHOR - DESPERTO A NOITE

Eu acordo várias vezes durante a noite. Como faço para não despertar tanto? É o tempo, todo…não tem um dia sequer que eu não sonho. Como dormir melhor?

Para quem está na batalha dos concursos públicos, dúvidas como as suscitadas são recorrentes. O sono, assim como para todas as outras situações, é muito importante para quem tem uma rotina massiva de estudos. Descansar a mente é fundamental se se deseja obter bons rendimentos em termos de aprendizado. Pensando nisso, elencamos, abaixo, algumas dicas para ter um sono melhor, isto é, dormir melhor e não despertar tanto à noite.

Ambiente Silencioso para Evitar Perturbações

Sabemos que, a depender da situação, é impossível conseguir passar a noite em um ambiente silencioso. Há o cachorro do vizinho, o som alto da vizinha, os carros e ônibus que passam pela rua ou a academia ou boteco que não para por um segundo. Contudo, para aqueles que ainda tem a opção de mudar de casa ou procurar outro ambiente mais silencioso do lar para dormir, vale a pena a tentativa. Muitos leitores podem acreditar na falácia de que seu corpos já estão habituados ao zumbido, mas basta fazer o teste de dormir em um sítio ou rancho que perceberão que o tal “costume” nada mais é do que um engano. O barulho fomenta a atividade cerebral. Desligue a TV e tente dormir sem a televisão ligada (ainda que você tenha o hábito de só tentar dormir com ela ligada). Insista por um tempo.

Luminosidade Demais é Maléfico

A TV também pode ser a grande vilã das noites mal dormidas. É tanta mudança de cor e contraste que, mesmo de olhos fechados, os flashes estimulam a atividade cerebral. A hora de dormir é o momento de nos desligarmos do mundo por completo. Desconstrua o vício de dormir com o celular na mão. Para muitos, dar uma olhadinha no instagram e Facebook, antes de dormir, é essencial antes de pegar no sono – funciona quase como um “cansa-olho”. Contudo, isso também estimula as nossas ideias – e o que queremos é justamente o contrário, pensar menos, refletir menos e sonhar menos.

Igualmente, um ambiente mais escuro (fuja de luz de poste) fomenta uma noite mais tranquila – como uma caverna em que não entra uma fresta de luz. Certas pessoas não gostam de acordar de manhã num breu e optam por deixar a persiana semifechada. Não há problema com isso. O que não cabe é dormir com a luz do cômodo acessa.

Casulo do Conforto com Peças Auxiliares da Cama

A noção de que um colchão é o salvador da pátria é inverídica. Há outros elementos essenciais que, junto com o colchão, podem lhe ajudar a ter melhores noites de sono – é providencial ficar atento a essa dica se você é dos que diz acordo várias vezes ao longo da noite. Um colchão bom ajuda a comprimir menos os nervos e articulações, mas travesseiro, edredom, lençol e cobertor – quando não devidamente utilizados – colocam tudo a perder. Pois é. Muitos gastam fortunas com um colchão mega-power, mas se esquecem das peças auxiliares da cama. Se você não consegue dormir com cobertor (é uma pessoa calorenta), tente o emprego do lençol (além de ser peça auxiliar da cama funciona para despertar a sensação de acolhimento). É como no caso do bebê no útero da mãe que se sente protegido. Se você não gosta de dormir com travesseiro, deve fazer um esforço para quebrar essa barreira. Às vezes um travesseiro na cabeça e outro entre as pernas (ou entre você e a parede – essa dica funciona para muita gente) aumentam a sensação de ninho.

Advertisement

Temperatura Ideal para se Sentir Acolhido

Elementos como meia, calça moletom, camiseta leve (ou dormir sem camisa) induzem a sensação de acolhimento que citamos acima e podem te garantir boas noites de sono. Várias pessoas mencionam que é batata: dormiram de meia e despertaram menos durante a noite. Pode-se pensar que alguém acordará com calor para retirar a meia (visto que ficamos com ela praticamente o dia inteiro). No entanto, ela é, para muitos, um fator-chave para desconsertar o tal “acordo várias vezes”.

Consumo Excessivo de Líquidos Antes de Dormir

Quem não gostaria de dormir às 22:00 e acordar apenas às 6 ou 7 da manhã ininterruptamente, não é mesmo? Isso é possível. Porém, você deve aniquilar a vontade de urinar ao longo da noite. Despertar com vontade de fazer xixi pode ser uma necessidade fisiológica do corpo, mas instigar o corpo a querer expelir o líquido, enquanto você dorme, é um verdadeiro gol contra. Assim, é recomendável que não se beba nem mesmo um copo d’água antes de se deitar. Beba água 1 hora antes de se deitar. Deixe a água próxima a você, caso dê aquela vontade louca de matar a sede. O propósito ao fazer isso é justamente evitar mais uma razão pela qual acordamos à noite.

Alimentação Pesada ou Próxima ao Horário de Dormir

Se você é daqueles (as) que gosta de comer macarrão, arroz, feijão, bife e hambúrguer antes de dormir, saiba que esse hábito é terrível para quem quer muito ter noites tranquilas de sono. É, novamente, aquela questão que citamos – de fazer o corpo funcionar 24 horas como uma indústria (nunca reduzir o nível de processamento). É imprescindível que você busque mudar os seus hábitos alimentares. Coca-Cola é uma máquina de fazer pum (até mesmo quando você dorme). Evite esse tipo de alimento à noite – e mais: evite consumi-los quando se está perto de dormir. Imagina ir dormir com a pança cheia? Você, certamente, precisará virar para um lado para o outro, enquanto os movimentos peristálticos do seu corpo processam o alimento.

Tomar Banho Antes de Dormir

Se você tem a oportunidade de tomar banho antes de dormir – não desperdice essa chance. Quando dizemos antes de dormir (é antes mesmo – banho e cama). Um bom banho relaxante pode te colocar no caminho certo para boas noites de sono. É como se os esfregões no corpo funcionassem como uma espécie de preparo que descarrega as últimas energias que nos deixaram numa pilha ao longo do dia.

Elimine Distrações que Perturbam o seu Sono

Havendo quaisquer distrações que possam perturbar as suas noites de sono, procure eliminá-las. Desde um celular que vibra por qualquer atualização do aparelho à mensagens da operadora ou do WhatsApp. Cuide do seu momento de sono como se fosse uma das coisas mais importantes da sua vida.

Então, é isso. Essas foram algumas dicas de como dormir melhor, pelo Caderno de Prova. Busque adotar todas essas dicas em conjunto (na medida do possível). Adotar uma e descartar outra (intencionalmente) é minar as suas chances de ter noites de sono mais saudáveis. Esperamos que você nunca mais volte a dizer “acordo várias vezes”.

Conheça mais sobre o Caderno de Prova [clicando aqui].