Transações não rotineiras significativas

0
505

QUESTÃO CERTA: Há maior risco de ocorrerem distorções em valores, na classificação, na apresentação ou divulgação de informações contábeis quando: a obtenção e o processamento de dados exigem significativo volume de transações manuais.

NBC TA 315(R1) – IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE DISTORÇÃO RELEVANTE POR MEIO DO ENTENDIMENTO DA ENTIDADE E DO SEU AMBIENTE

 A141. Riscos significativos normalmente estão relacionados com transações não rotineiras ou assuntos que envolvem julgamento. Transações não rotineiras são transações não usuais, devido ao tamanho ou à natureza e que, portanto, não ocorrem frequentemente. Os assuntos que envolvem julgamento podem incluir o desenvolvimento de estimativas contábeis para as quais há incerteza de mensuração significativa. Transações rotineiras, não complexas, sujeitam-se a processamento sistemático e têm menos probabilidade de dar origem a riscos significativos.

Advertisement

 A142. Riscos de distorção relevante podem ser maiores para transações não rotineiras significativas decorrentes de assuntos como os seguintes:

· maior intervenção da administração para determinar o tratamento contábil;

· maior intervenção manual para obtenção e processamento de dados;

· cálculos ou princípios contábeis complexos;

· a natureza das transações não rotineiras, que pode dificultar a implementação pela entidade de controles efetivos sobre os riscos.