O Que É Trilha de Auditoria? (Com Exemplo)

0
670

QUESTÃO CERTA: Cadeia de evidências composta por códigos, referências cruzadas e registros que conectam saldos de contas e outros resultados a dados originais de transações é denominada: trilha de auditoria.

O sistema contábil de uma entidade deve fornecer uma trilha de auditoria (ou trilha de transação) completa, para cada transação, que é uma cadeia de evidências composta por códigos, referências cruzadas e documentação que conectam saldos de contas e outros resultados resumidos a dados originais de transações.

Questão doutrinária acerca da definição de trilha de auditoria. William C. Boynton e Outros (Auditoria, Atlas, 2002) enfatiza que o sistema contábil de uma entidade deve fornecer uma trilha de auditoria (trilha de transação) completa, para cada transação. “Uma trilha de auditoria é uma cadeia de evidências composta por códigos, referência cruzadas e documentação que conectam saldos de contas e outros resultados aos dados originais de transações”.

Advertisement

Assim, é feito um mapeamento, mostrando as relações existentes entre as transações, para possibilitar a aferição do cálculo do saldo das contas. Em outros termos, trilha de auditoria é uma técnica que permite o acompanhamento de todas as atividades que afetam um determinado conjunto de informações, como um registro de dados, desde o momento em que ele entra em um sistema até o instante em que é removido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui