Tipos de Trabalho de Asseguração

0
2290

CEBRASPE (2023):

QUESTÃO CERTA: Conforme a Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração, a asseguração tem a finalidade de aumentar o grau de confiança dos usuários destinatários em relação ao objeto de asseguração.

NBC TA ESTRUTURA CONCEITUAL:

10. Trabalho de asseguração é o trabalho no qual o auditor independente visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão, de forma a aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, de acordo com os critérios que sejam aplicáveis.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: As normas brasileiras de auditoria estabelecem dois tipos de trabalhos de asseguração: razoável e limitado. O objetivo do primeiro tipo é reduzir o risco de trabalho de asseguração a um nível aceitável e o do segundo tipo é reduzir o risco do trabalho de asseguração a um nível aceitavelmente baixo.

Inverteu o conceito dos dois tipos de trabalho de asseguração.

Trabalho de asseguração razoável —— nível aceitavelmente baixo;

Trabalho de asseguração limitada ——- nível que seja aceitável;

Segundo esta Estrutura Conceitual, existem dois tipos de trabalhos de asseguração cuja execução é permitida ao auditor independente: trabalho de asseguração razoável e trabalho de asseguração limitada. O objetivo do trabalho de asseguração razoável é reduzir o risco do trabalho de asseguração a um nível aceitavelmente baixo, considerando as circunstâncias do trabalho como base para uma forma positiva de expressão da conclusão do auditor independente. O objetivo do trabalho de asseguração limitada é o de reduzir o risco de trabalho de asseguração a um nível que seja aceitável.

CEBRASPE (2019):

QUESTÃO CERTA: No trabalho de asseguração razoável, a conclusão do auditor é expressa na forma positiva para transmitir a sua opinião sobre o resultado da avaliação do objeto, diferentemente do que ocorre no trabalho de asseguração limitada.

1) Asseguração razoável: reduzem-se os riscos a um patamar aceitável, emitindo uma opinião positiva. Exemplo: “as informações obtidas evidenciam a adequada contabilização dos ativos e passivos da entidade, tendo em vista os procedimentos adotados…”.

2) Asseguração limitada: não há uma redução satisfatória dos riscos, emite-se uma opinião negativa. Exemplo: “tendo em vista as evidências e os procedimentos, não é possível estabelecer com confiança o patrimônio da entidade”.

Asseguração razoável –> é algo “bom” na auditoria –> opinião “positiva”

Asseguração limitada –> é algo “ruim” na auditoria –> opinião “negativa”.

As normas de auditoria exigem que o auditor obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro. Contudo, asseguração razoável não é um nível absoluto de segurança porque há limitações inerentes em uma auditoria.

CEBRASPE (2011):

QUESTÃO CERTA: Asseguração razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, para efeito de emissão da opinião do auditor, corresponde a um nível elevado de segurança ou a um risco suficientemente baixo de uma opinião equivocada quando as demonstrações contiverem distorção relevante.

VUNESP (2019):

QUESTÃO ERRADA: A opinião positiva qualificada é utilizada pelo auditor para asseguração limitada de revisão das demonstrações contábeis.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Para expressar uma opinião de forma positiva, o auditor deve executar procedimentos relacionados aos riscos identificados, sendo esses procedimentos uma combinação de testes ou sua reexecução, procedimentos analíticos, indagação e (ou) testes de eficácia operacional de controle.

Opinião de forma positiva é aquela oriunda do trabalho de asseguração razoável. Opinião negativa, por outro lado, seria a oriunda do trabalho de asseguração limita. O que a questão fez, a meu ver, foi simplesmente citar testes e procedimentos de auditoria, dentre eles, reexecução, procedimentos analíticos, indagação ou testes de eficácia operacional de controle.

CEBRASPE (2019):

QUESTÃO ERRADA: No trabalho de asseguração razoável, o auditor independente reduz o risco do trabalho para um nível que seja aceitável nas circunstâncias do trabalho, mas que ainda é maior do que para um trabalho de asseguração limitada.

Advertisement

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: Em serviços de asseguração limitada, os procedimentos de obtenção de evidências são mais limitados, ou seja, há menor risco de detecção, se comparados aos procedimentos de um serviço de asseguração razoável.

Errado. É justamente o contrário. Nos elementos de asseguração razoável o risco é MENOR porque o campo de exploração é maior, já no limitada o risco é MAIOR, pois o objeto em analise teve aplicação em um campo menor, consequentemente um grau maior de risco.

CEBRASPE (2011):

QUESTÃO ERRADA: O objetivo do trabalho de asseguração limitada é reduzir o risco a um nível menor do que em um trabalho de asseguração razoável; os relatórios de trabalho de asseguração, tais como os diversos tipos de parecer, têm formato padrão.

O objetivo do trabalho de Asseguração Razoável é reduzir o risco do trabalho a um nível aceitavelmente baixo, considerando as circunstâncias do trabalho, para que possa servir de base para que o auditor independente emita sua conclusão na forma positiva. O objetivo do trabalho de Asseguração Limitada é reduzir o risco do trabalho a um nível aceitável nas circunstâncias, porém em um nível maior de risco do que em trabalho de Asseguração Razoável, para dar suporte a conclusão do auditor independente na forma negativa, ou seja, o auditor independente conclui que não tem conhecimento de nenhuma modificação relevante que deva ser feita nas informações sujeitas à Asseguração Limitada. Por outro lado, a norma não exige que relatórios de trabalhos de asseguração tenham formato-padrão.

CEBRASPE (2011):

QUESTÃO CERTA: Pareceres sobre demonstrações contábeis emitidos por auditores independentes contribuem para elevar o grau de confiança dos usuários nas informações auditadas. Ao elaborar parecer, o auditor busca a asseguração razoável.

Auditor que realiza auditoria de acordo com as Normas de Auditoria é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contém distorções relevantes, causadas por fraude ou erro. Conforme descrito na NBC TA 200, devido às limitações inerentes da auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis podem não ser detectadas, apesar de a auditoria ser devidamente planejada e realizada de acordo com as normas de auditoria (NBC TA 200, item 51).

CEBRASPE (2023):

QUESTÃO ERRADA: Os trabalhos de asseguração incluem, pelo menos, o auditor independente, o responsável pelo objeto e aqueles que o auditor independente pressuponha que farão uso de seu relatório.