Tipos de Estratégia Empresarial Competitiva

0
1669

TIPOS DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL COMPETITIVA

a) defensiva;

b) ofensiva;

c) analítica; e

d) reativa.

a) Estratégia Competitiva Defensiva => adotada por empresas estabilizadas e que pretendem apenas manter o atual “status quo” ou defenderem-se das ações dos concorrentes. Os donos das empresas ou a diretoria se preocupa em buscar novas oportunidades ou experimentar mudanças, mas timidamente. Raramente se preocupam com grandes modificações em tecnologia, estrutura organizacional ou métodos de operação.

Nível institucional => Problemas empresariais:

– defender e garantir a atual fatia do mercado – concentrar exclusivamente no seu mercado, nos seus produtos e serviços já existentes, ignorando o restante – procura sentir-se seguro naquilo que ele faz, para impedir que os concorrentes lhe “passem a perna”.

Nível intermediário => Problemas administrativos:

– planejar todas as ações administrativas – manter a eficiência do controle operacional e financeiro – as áreas de produção e finanças tornam-se as mais importantes da empresa

– a estrutura organizacional tende a ser funcional (enxuta/racionalizada) – controle é centralizado e a informação é veiculada verticalmente através das cadeias hierárquicas.

Nível operacional => Problema de adequação tecnológica: – saber como produzir e distribuir bens e serviços da maneira mais eficiente possível – racionalizar cada vez mais as atividades e operações.

b) Estratégia Competitiva Ofensiva => Adotada por empresas que buscam freqüentemente novas oportunidades de mercado e reagem com agressividade às ofensivas das concorrências. São os agentes de mudanças e de incertezas no mercado.

Nível institucional => Problemas empresariais:

– descobrir e explorar novas oportunidades relativas a produtos e mercados – a empresa procura mudar constantemente o seu nicho de mercado – a empresa corre o risco de baixa lucratividade e diluição de seus recursos, face às constantes mudanças.

Fonte: desconhecida.

QUESTÃO CERTA: Estratégia empresarial é a denominação dada à forma de agir das empresas, dentro de uma perspectiva temporal e em decorrência de análise de uma determinada conjuntura. (SANDRONI, 1996, p.15). As estratégias adotadas podem ter várias classificações, entre as quais se destacam: Estratégia tradicional, estratégia dependente, estratégia oportunista, estratégia ofensiva, estratégia defensiva, e estratégia imitativa.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: A estratégia competitiva defensiva é voltada para os níveis institucional, intermediário e operacional da organização, ao passo que a estratégia ofensiva focaliza, primordialmente, o nível operacional e a eficiência de suas operações.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: Ao introduzir uma ideia ainda não testada no mercado para buscar liderança tecnológica em determinado segmento da indústria, a empresa utiliza estratégia: ofensiva.

Estratégia ofensiva visa a liderança técnica do mercado

Estratégia defensiva possuem certa aversão ao risco de ser a primeira a inovar e primam por aprender com os erros iniciais dos concorrentes. 

Na estratégia imitativa a empresa também tenta copiar os inovadores, mas enquanto a empresa com uma estratégia defensiva normalmente tentará melhorar a “cópia”, (trabalhando nos problemas que são tão comuns nos estágios inicias da inovação) a empresa com uma estratégia imitativa vai sempre estar atrás dos líderes (com frequência, muito atrás).

A estratégia tradicional é adotada em mercados com baixa concorrência e sem demanda identificada por inovações nos produtos. Empresas que adotam essa estratégia têm pouca capacidade técnica ou científica para iniciar projetos de longo alcance e dificuldade de responder a mudanças tecnológicas. 

A estratégia oportunista é uma estratégia de nicho, ou seja, de empresas que agem em oportunidades identificadas no mercado e que não exijam grande capacidade de pesquisa ou de projeto.

http://www.anpad.org.br/admin/pdf/IAE217.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui