Tipos de Auditoria Governamental (com exemplos)

0
1929

Auditoria na forma Direta = Servidores lotados nos órgãos e unidades do SCI 

(1) Centralizada:       Órgão Central + Órgãos Setoriais

(2) Descentralizada:  Unidades Regionais + Unidades Setoriais

(3) Integrada:  (Órgão Central + Órgãos Setoriais) + (Unidades Regionais + Unidades Setoriais)

Auditoria na forma Indireta = Servidores NÃO lotados nos órgãos e unidades do SCI 

Que desempenham atividades de auditoria em quaisquer instituições da Administração Pública Federal ou Entidade Privada.

(1) Compartilhada: coordenada pelo SCI com o auxílio de órgãos/instituições públicas ou privadas.

(2) Terceirizada: executada por instituições privadas (empresas de auditoria externa)

QUESTÃO CERTA Para avaliar a execução dos programas de governo, a fiscalização pode ocorrer nas formas centralizada, descentralizada e integrada.

QUESTÃO CERTA: Considere que o controle interno de um ente governamental tenha decidido dividir o trabalho de determinada auditoria entre os servidores lotados no órgão central e em unidades regionais de controle interno. Nesse caso, trata-se de uma auditoria integrada.

Sim. A integrada é executada conjuntamente por servidores em exercício nos Órgãos Central, setoriais, unidades regionais e/ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

QUESTÃO ERRADA: No âmbito da administração pública, a auditoria integrada consiste no exame simultâneo dos demonstrativos de todas as unidades administrativas vinculadas a um mesmo ministério.

A integração de que trata este tipo de Auditoria (DIRETA) é no tocante ao congraçamento de vários órgãos (central, setorial, unidades regionais) em face de uma (e não todas) unidade.

QUESTÃO ERRADA: A auditoria indireta, realizada com a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do sistema de controle interno, pode também ser feita de forma integrada.

A forma integrada de auditoria é espécie da Auditoria Direta, ou seja, se a Auditoria Indireta pressupõe que não há a participação de servidores lotados nos órgãos e unidades do sistema de controle interno, não podemos afirmar que poderá ser feita de forma conjunta (integrada) com estes servidores.

QUESTÃO ERRADA: As atividades de auditoria realizadas por servidores do sistema de controle interno do Poder Executivo federal, sobre as informações obtidas por meio de exames de processos e por meio eletrônico, são classificadas como indiretas.

Esse conceito se trata da auditoria simplificada.

A auditoria indireta é realizada com a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, que desempenham atividades de auditoria em quaisquer instituições da Administração Pública Federal ou entidade privada.

Pode ser classificada em dois tipos:

Compartilhada e terceirizada.

FORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL

  1. DIRETA – quando realizadas com a utilização de Analistas de Finanças e Controle – Auditor, com atribuição de auditoria, em exercício nos órgãos seccionais, regionais ou setoriais do sistema.
  2. Advertisement
  3. INTEGRADA – quando realizadas por mais de uma unidade de auditoria do Sistema de Controle Interno – SCI.
  4. COMPARTILHADA – quando realizadas com a utilização de auditores de uma entidade para, em conjunto com Auditor do órgão seccional, regional ou setorial, sob a coordenação do órgão seccional, desenvolverem trabalhos específicos na própria entidade auditada ou numa terceira.
  5. SUBSIDIÁRIA – quando realizadas pelas respectivas unidades de auditoria interna das entidades em exame, sob a orientação do órgão seccional, regional ou setorial do Sistema.
  6. INDIRETAS – quando realizadas por firmas ou empresas privadas de auditoria, contratadas em caráter supletivo, devido a situações excepcionais, para, sob a supervisão do órgão seccional, regional ou setorial do Sistema, efetuarem trabalhos em entidades ou projetos.

QUESTÃO CERTA: Auditoria executada por servidor em unidade regional do sistema de controle interno do Poder Executivo federal é um exemplo de auditoria direta descentralizada.

QUESTÃO ERRADA: Considere que a União tenha repassado vultosa quantia a um estado da Federação, com objetivo de aquisição de maquinário para uma corporação militar daquele estado, e que, após determinação do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, foi realizada uma auditoria que constatou irregularidades na aplicação desses recursos federais da ordem de R$ 49 milhões. Foram detectados tanto vícios na dispensa de licitação quanto inadequação dos bens adquiridos. Nessa situação hipotética, a auditoria realizada é classificada como especial, de forma indireta compartilhada.

Ela é ESPECIAL, OK, mas tem cara de ser DIRETA (por servidores em exercício nos órgãos e unidades de SCI)

Para ser indireta deveria informar que houve PARTICIPAÇÃO de servidores não lotados nos órgãos