Teoria Personalista, Teoria Materialista e Teoria Patrimonial

0
2030

A escola materialista se opôs a teoria personalista, defendendo que as contas representam entradas e saídas de valores e não simples relações de débito e crédito entre pessoas (excluídas as relações com terceiros).

Esta é uma visão mais econômica do que vem a ser a conta, a relação entre as contas e a entidade é uma relação material e não pessoal, de sorte que a conta só deve existir enquanto houver também o elemento material por ela representado.

As contas dividem-se em:

a) Integrais (ou Elementares): são as representativas dos bens, dos direitos e das obrigações da entidade, ou seja, Ativo e Passivo Exigível.

b) Diferenciais (ou Derivadas): são as representativas do Patrimônio Líquido, das receitas e das despesas da entidade.

TEORIA PERSONALISTA

– Agentes Consignatários (bens)

– Agentes Correspondentes (direitos e obrigações)

– Proprietários (Patrimônio Líquido)

TEORIA MATERIALISTA

– Em desuso

– Contas cujos objetos são materiais

– Contas Integrais (Bens, Direitos e Obrigações)

– Contas Diferenciais (Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas)

TEORIA PATRIMONIALISTA

– Universalmente utilizada

– Contas representadas pelos Bens, Direitos e Obrigações

QUESTÃO ERRADA: A conta contábil que registra e controla as disponibilidades da União, segundo a teoria materialista, é uma conta patrimonial.


Teoria Materialista separa as contas em:

Integrais: representam bens, direitos e obrigações exigíveis; 

Diferenciais: representam as contas do patrimônio líquido e suas variações, inclusive as receitas e despesas. 

MCASP 5ªed. Parte IV – PCASP.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a teoria materialista, as contas denominadas integrais são aquelas representativas de bens, direitos, obrigações e situação líquida das entidades, enquanto as receitas e despesas formam o conjunto de contas denominadas diferenciais.

São classificadas na Teoria Materialista as contas integrais os grupos = Bens, Direitos e Obrigações (passivo exigível) e Diferenciais = Despesas, Receitas e Patrimônio Líquido, portanto, a questão está errada por trazer uma conta classificada como diferenciais nas Integrais.

Corrigindo a questão:

”De acordo com a teoria materialista, as contas denominadas integrais são aquelas representativas de bens, direitos e obrigações, enquanto as receitas, as despesas e a situação líquida das entidades formam o conjunto de contas denominadas diferenciais.”

QUESTÃO CERTA: De conformidade com as Teorias de Contas, a Conta Veículos e as demais Contas que representam bens, a Conta Capital e as demais contas do Patrimônio Líquido, são respectivamente: Conta dos agentes consignados, segundo a teoria personalista e conta de diferencial segundo a teoria materialista;

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A Teoria Materialista das Contas é aquela que classifica todos os títulos contábeis como sendo: Contas Integrais e Contas Diferenciais.

Há 3 teorias para as contas na contabilidade. São elas:

Teoria Personalista

Teoria Materialista

Teoria Patrimonial

A teoria personalista é dívida em:

Contas dos Agentes –> Consignatários (Os bens da empresa) e correspondentes (Direitos e obrigações da entidade com terceiros)

Contas dos Proprietários: Receitas, despesas e PL

A teoria materialista é dividida em duas contas:

Contas Integrais: Representadas pelos bens, direitos e obrigações. (São as mesmas contas dos agentes – teoria personalista)

Contas Diferencias: Representada pelas receitas, despesas e patrimônio líquido (são as mesmas contas dos proprietários – teoria personalista)

A teoria patrimonial, adotada atualmente, é divida em:

Contas patrimoniais: bens, direitos, obrigações.

Contas de resultado: Receitas e despesas.

QUESTÃO ERRADA: Segundo a teoria materialista, as contas de situação líquida, quando indicam resultado favorável à entidade, são denominadas diferenciais positivas.

Diferenciais positivas= desfavorável a SL, como prejuízo;    

Diferenciais negativas= favoráveis a PL, como lucro.