O Que É Teoria Da Autoeficácia?

0
318

QUESTÃO CERTA: Uma das concepções associadas à condição motivacional no âmbito organizacional é a de que o desempenho, em parte, é determinado pela crença das pessoas sobre o quanto elas mesmas são capazes de realizar as tarefas, o que termina por induzir ou intensificar o estado motivacional. Dessa forma, assinale a alternativa que indica, CORRETAMENTE, tal concepção motivacional: Autoeficácia

QUESTÃO ERRADA: A motivação para o trabalho deve estar diretamente relacionada a sistemas de recompensas em que os ganhos são equitativos do ponto de vista interno e competitivos do ponto de vista externo à organização para que haja elevados patamares de desempenho e autoeficácia por parte das pessoas.

“A ênfase da teoria da autoeficácia não são as recompensas dadas pela organização, mas sim a própria capacidade pessoal”.

QUESTÃO ERRADA: A crença dos empregados de que os esforços por eles despendidos na execução das atividades e no cumprimento das metas serão recompensados pela organização caracteriza a motivação por autoeficácia.

Errado atribuir a recompensa por parte da organização.

QUESTÃO ERRADA: Os indivíduos com elevada autoeficácia prescindem da participação em programas de treinamento e desenvolvimento.

Negativo. A participação em programas de treinamento e desenvolvimento é imprescindível, até mesmo para indivíduos com elevada eficácia. Do livro Psicologia nas Organizações:

“Estudos no campo do treinamento demonstram que, para determinadas tarefas, a autoeficácia tem relação com o desempenho no treinamento.”

QUESTÃO ERRADA: A autoeficácia guarda relação com o desempenho, mas não com a habilidade.

“Considerando que pelo menos algumas das relações entre a autoeficácia e o desempenho das pessoas podem ser atribuídas à motivação, algumas relações também podem ser resultantes da habilidade.” (Spector, 2003, pg. 208)

QUESTÃO ERRADA: Indivíduos com elevados níveis de autoeficácia, em razão da forte crença de que são capazes de obter sucesso em d eterminada atividade, tendem a reduzir seu empenho quando recebem feedbacks 

Advertisement
negativos.

QUESTÃO CERTA: A teoria da autoeficácia e a teoria da expectativa são compatíveis ao preverem se as pessoas podem realizar bem suas tarefas quando acreditam fazer isso.

QUESTÃO CERTA: O efeito Galatea mostra que, se um indivíduo acredita em sua capacidade de realizar algo, seu desempenho tende a ser melhor.

O que seria esse efeito Galatea?

“O Efeito Galatea é de autoeficácia: a crença e confiança em si mesmo e nas próprias habilidades e potencial para ter sucesso.”

QUESTÃO CERTA: A autoeficácia das pessoas pode ser diferenciada para tarefas distintas.

QUESTÃO CERTA: A autoeficácia pode ser desenvolvida por meio da realização bem-sucedida de tarefas com graus de dificuldade crescentes.

QUESTÃO ERRADA: Segundo a teoria da expectativa, se uma pessoa acredita ser capaz de concluir uma tarefa com êxito, isso a torna mais motivada para o trabalho.

Esta seria a Teoria da autoeficácia de Bandura. Acreditar no que se faz gera motivação.

QUESTÃO ERRADA: A motivação para o trabalho, sob o enfoque das necessidades humanas, é resultado do quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar.

Uma coisa é a teoria das necessidades humanas, outra coisa é a definição de teoria da eficácia no trecho “quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar”. Houve uma mistura entre elas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui