Técnica de Correlação de Desvios (com exemplos)

0
451

QUESTÃO CERTA: Durante um trabalho de auditoria, um auditor detectou indícios de incompatibilidade de alguns dados que estavam sendo examinados a partir de duas fontes diferentes da organização. Nessa situação, o auditor deverá executar uma técnica de auditoria que possa verificar a consistência mútua entre diferentes amostras de evidências. Essa técnica é denominada: correlação das informações.

A técnica de auditoria que representa o “cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização” é a correlação das informações obtidas. Essa técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência, como no caso apresentado na questão.

QUESTÃO CERTA: A técnica de auditoria governamental que consiste no cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, é denominada: correlação das informações obtidas.

QUESTÃO ERRADA: Por meio da técnica de auditoria de correlação das informações obtidas, o auditor realiza a confrontação de informações obtidas de fontes independentes e distintas junto a fontes externas ao auditado, com a finalidade de obter informações em fontes diversas.

Confirmação Externa /circularização – confirmar junto de fontes externas à unidade/entidade, da fidedignidade das informações obtidas internamente.

Correlação das Informações Obtidas – cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas no interior da própria organização.

QUESTÃO ERRADA: Por meio da técnica de auditoria de correlação das informações obtidas, o auditor realiza a confrontação de informações obtidas de fontes independentes e distintas junto a fontes externas ao auditado, com a finalidade de obter informações em fontes diversas.

QUESTÃO ERRADA: Assinale a opção que indica uma Técnica de Auditoria corretamente definida: Correlação das Informações Obtidas – verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados. A técnica pressupõe a verificação desses registros em todas as suas formas.

A alternativa está incorreta, pois apresenta o conceito de análise documental como sendo correlação das informações obtidas.

QUESTÃO CERTA: A correlação de informações obtidas corresponde à técnica de auditoria referente ao cotejamento de informações provindas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A correlação de informações obtidas é uma técnica de fiscalização que consiste em cotejar informações de fontes independentes, autônomas e distintas.

QUESTÃO ERRADA: Acerca das regras de controle interno e gerenciamento de riscos estabelecidas pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission, julgue os itens a seguir. Ao realizar a confrontação de determinada informação com dados recebidos de fontes diferentes, o auditor executa a atividade de controle denominada alçada.

Essa atividade de controle que a questão chamou de alçada é, na verdade, a técnica da Correlação das Informações Obtidas.

QUESTÃO ERRADA: A técnica de auditoria denominada corte de operações, ou cut-off, representa o cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização.

Correlação das Informações Obtidas – cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização. Essa técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência

Corte das Operações ou “Cut-Off”  – corte interruptivo das operações ou transações para apurar, de forma seccionada, a dinâmica de um procedimento. Representa a “fotografia” do momento-chave de um processo.

QUESTÃO CERTA: Faz parte da técnica da auditoria o cotejamento de informações obtidas de fontes independentes.