Subsistemas do SIAFI (com exemplo)

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O SIAFI é um sistema de informações centralizado em Brasília, ligado por teleprocessamento aos Órgãos do Governo Federal distribuídos no País e no exterior. Essa ligação, que é feita pela rede de telecomunicações do SERPRO e também pela conexão a outras inúmeras redes externas, é que garante o acesso ao sistema às quase 17.874 Unidades Gestoras ativas no SIAFI.

Para facilitar o trabalho de todas essas Unidades Gestoras, o SIAFI foi concebido para se estruturar por exercícios: cada ano equivale a um sistema diferente, ou seja, a regra de formação do nome do sistema é a sigla SIAFI acrescida de quatro dígitos referentes ao ano do sistema que se deseja acessar: SIAFI2000, SIAFI2001, SIAFI2002, etc.

Por sua vez, cada sistema está organizado por subsistemas – atualmente são 21 – e estes, por módulos. Dentro de cada módulo estão agregadas inúmeras transações, que guardam entre si características em comum. Nesse nível de transação é que são efetivamente executadas as diversas operações do SIAFI, desde entrada de dados até consultas.

Cada subsistema tem uma função própria e bem delimitada no SIAFI. Podemos organizá-los informalmente em cinco grupos principais:


Controle de Haveres e Obrigações:

– Dívida Pública – DIVIDA

– Haveres – HAVERES
– Controle de Obrigações – OBRIGACAO
– Operações Oficiais de Crédito – O2C 

Administração do Sistema:

– Administração do Sistema – ADMINISTRA 

– Auditoria – AUDITORIA
– Centro de Informação – CI
– Conformidade – CONFORM
– Manual – MANUALMF

Execução Orçamentária e Financeira:

– Contábil – CONTABIL
– Documentos do SIAFI – DOCUMENTO
– Orçamentário e Financeiro – ORCFIN

Organização de Tabelas:

– Tabelas administrativas – TABADM

– Tabelas de apoio – TABAPOIO
– Tabelas do cadastro de obrigações – TABOBRIG
– Tabelas orçamentárias -TABORC
– Tabelas de receitas orçamentárias – TABRECEITA

Recursos Complementares com Aplicação Específica:

– Programação orçamentária – PROGORCAM

– Convênios – CONVENIOS
– Contas a pagar e a receber – CPR
– Estados e Municípios – ESTMUN.

QUESTÃO ERRADA:  O subsistema contábil do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) integra o grupo de subsistemas de controle de haveres e obrigações.

Errado. O subsistema contábil não integra o grupo de subsistemas de controle de haveres e obrigações. O subsistema contábil e o subsistema de controle de obrigações são independentes.

QUESTÃO CERTA: No SIAFI, os subsistemas compõem-se de um conjunto de módulos que compreendem um conjunto de transações.

O SIAFI é um sistema de informações centralizado em Brasília, ligado por teleprocessamento aos Órgãos do Governo Federal distribuídos no País e no exterior. Essa ligação, que é feita pela rede de telecomunicações do SERPRO e também pela conexão a outras inúmeras redes externas, é que garante o acesso ao sistema às quase 17.874 Unidades Gestoras ativas no SIAFI.

 Para facilitar o trabalho de todas essas Unidades Gestoras, o SIAFI foi concebido para se estruturar por exercícios: cada ano equivale a um sistema diferente, ou seja, a regra de formação do nome do sistema é a sigla SIAFI acrescida de quatro dígitos referentes ao ano do sistema que se deseja acessar: SIAFI2000, SIAFI2001, SIAFI2002, etc.

 Por sua vez, cada sistema está organizado por subsistemas – atualmente são 21 – e estes, por módulos. Dentro de cada módulo estão agregadas inúmeras transações, que guardam entre si características em comum. Nesse nível de transação é que são efetivamente executadas as diversas operações do SIAFI, desde entrada de dados até consultas.

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QUESTÃO CERTA: Os subsistemas do SIAFI são as subdivisões de sua estrutura de funcionalidades, que são organizados em módulos de transações.

O “SIAFI anual” se desdobra em subsistemas, que, por sua vez, se subdivide em módulos, que se subdividem em consultas ou transações. 

O SIAFI é um sistema de informações centralizado em Brasília, ligado por teleprocessamento aos Órgãos do Governo Federal distribuídos no País e no exterior. Essa ligação, que é feita pela rede de telecomunicações do SERPRO e também pela conexão a outras inúmeras redes externas, é que garante o acesso ao sistema às quase 17.874 Unidades Gestoras ativas no SIAFI.

Para facilitar o trabalho de todas essas Unidades Gestoras, o SIAFI foi concebido para se estruturar por exercícios : cada ano equivale a um sistema diferente, ou seja, a regra de formação do nome do sistema é a sigla SIAFI acrescida de quatro dígitos referentes ao ano do sistema que se deseja acessar : SIAFI2000, SIAFI2001, SIAFI2002, etc.

Por sua vez, cada sistema está organizado por subsistemas – atualmente são 21 – e estes, por módulos . Dentro de cada módulo estão agregadas inúmeras transações, que guardam entre si características em comum. Nesse nível de transação é que são efetivamente executadas as diversas operações do SIAFI, desde entrada de dados até consultas.

Cada subsistema tem uma função própria e bem delimitada no SIAFI. Podemos organizá-los informalmente em cinco grupos principais:


Controle de Haveres e Obrigações:

– Dívida Pública – DIVIDA

– Haveres – HAVERES
– Controle de Obrigações – OBRIGACAO
– Operações Oficiais de Crédito – O2C 

Administração do Sistema:

– Administração do Sistema – ADMINISTRA 

– Auditoria – AUDITORIA 
– Centro de Informação – CI 
– Conformidade – CONFORM 
– Manual – MANUALMF

Execução Orçamentária e Financeira:

– Contábil – CONTABIL
– Documentos do SIAFI – DOCUMENTO
– Orçamentário e Financeiro – ORCFIN

Organização de Tabelas:

– Tabelas administrativas – TABADM

– Tabelas de apoio – TABAPOIO
– Tabelas do cadastro de obrigações – TABOBRIG
– Tabelas orçamentárias -TABORC
– Tabelas de receitas orçamentárias – TABRECEITA

Recursos Complementares com Aplicação Específica:

– Programação orçamentária – PROGORCAM

– Convênios – CONVENIOS
– Contas a pagar e a receber – CPR
– Estados e Municípios – ESTMUN.