Subsistema de Informações Patrimoniais

3
417

O subsistema de interesse para fins de estudo do Balanço Financeiro é o Subsistema de Informações Patrimoniais: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público, subsidiando a administração com informações, tais como alterações nos elementos patrimoniais, resultado econômico e resultado nominal.

QUESTÃO CERTA: Os fatos financeiros e não financeiros relacionados às variações patrimoniais devem ser registrados, processados e evidenciados no subsistema de informações patrimoniais.

CORRETA. No novo Plano de Contas da Contabilidade Aplicado ao Setor Público – PCASP, foi extinto o sistema financeiro, sendo que o subsistema patrimonial absorveu o financeiro. Por esse motivo, registra fatos financeiro e não financeiros. Para diferenciar se a conta possui natureza permanente ou financeira, foram criados os atributos F e P.

QUESTÃO CERTA: Alterações nos elementos patrimoniais; Resultado econômico e Resultado nominal são informações geradas no Subsistema de Informações Patrimoniais.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: O Subsistema de Informações Patrimoniais registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.

Não. Isso é subsistema orçamentário.

QUESTÃO ERRADA: O balanço financeiro é elaborado a partir de todas as transações do setor público registradas nos subsistemas patrimonial, orçamentário e de compensação.

Negativo. Ele usa as contas: 1 (ativo), 2 (passivo), 3 (VPD), 4 (VPA), 5 (Controles do Planejamento e orçamentário) e 6 (Controles da Execução Orçamentária).

3 COMENTÁRIOS

  1. Have you ever considered publishing an e-book or guest authoring on other websites?
    I have a blog based on the same information you discuss and would
    really like to have you share some stories/information. I know
    my visitors would value your work. If you are even remotely interested, feel free to shoot me an e-mail.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui