Última Atualização 14 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Custo-benefício, custo-efetividade e o tempo decorrido entre o início e o fim de determinado projeto são subdimensões que qualificam a seguinte dimensão do desempenho: eficiência.
Subdimensões dos 6Es do desempenho:
E1 Efetividade:
-Impacto Final: é o resultado gerado pelos produtos e serviços no beneficiário final, ou seja, na sociedade.
-Impacto Intermediário: é o resultado intermediário gerado pelos produtos e serviços em seu beneficiário direto.
E2 Eficácia:
-Quantidade / Volume: é o nível de oferta e disponibilidade de um bens ou serviços.
-Qualidade do produto / serviço: representa a adequação entre as características dos produtos e serviços entregues.
-Acessibilidade e Equidade: disponibilizar bens e serviços equitativamente e fornecê-los de forma equânime, atendendo igualmente as necessidades dos beneficiários e a sociedade.
-Cobertura: relação entre a população atendida sobre a que deveria ser atendida com bens ou serviços públicos gerados.
-Risco: avalia a probabilidade de assegurar a entrega de bens e serviços para determinados beneficiários e a população.
E3 Eficiência:
-Custo-efetividade: relação entre os insumos para a prestação de um determinado serviço ou elaboração de um produto e a efetividade.
-Produtividade: relação entre o nível de produção (serviços e produtos) e os recursos utilizados.
-Tempo: tempo decorrido entre o inicio e o fim de um determinado programa, projeto ou processo.
-Custo unitário: conjunto de custos (fixos, variáveis, reais, atribuídos, específicos e não específicos).
-Custo-benefício (qualidade do gasto): a relação entre os insumos e os produtos gerados.
E4 Execução:
-Execução financeira: recursos disponibilizados pelo orçamento e o nível de utilização desses recursos.
-Execução física: volume de produtos previstos para serem entregues pelo orçamento e o nível de entrega desses produtos.
E5 Excelência:
-Conformidade: representa a adequação dos projetos, ações e processos aos padrões e requisitos definidos.
-Riscos: probabilidade de ocorrência de falhas ou a entrega de produtos fora das especificações estabelecidas.
-Causalidade: é a avaliação de fatores precedentes que impactam ou influenciam o comportamento ou resultado subsequente.
-Comunicação: é a avaliação de fluxos de informação e seus canais, averiguando a existência ou não de falhas no processo de comunicação.
E6 Economicidade:
-Quantidade de recursos: é o nível de oferta e disponibilidade de um produto ou serviço gerado.
-Qualidade dos recursos: a adequação entre as características dos produtos e serviços adquiridos.
-Acessibilidade
-Cobertura
-Riscos
QUESTÃ CERTA: Além da dimensão de resultado composta por eficiência, eficácia e efetividade, o desempenho governamental é medido pela dimensão de esforço, que engloba economicidade, excelência e execução. A união de todos esses elementos ficou conhecida como os 6 és (6E) do desempenho.
QUESTÃO ERRADA: O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão instituiu cinco categorias básicas de indicadores de desempenho, denominadas 5Es, referentes a empowerment, eficácia, eficiência, economicidade e excelência.
Errado. São 6Es: eficácia, eficiência, efetividade, economicidade, excelência e execução.