O Que É Resultado Patrimonial? (exemplos)

1
2722

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO CERTA: A DVP evidencia as alterações verificadas no patrimônio e indica o resultado patrimonial do exercício.

CORRETO, Na DVP apuramos o Resultado Patrimonial do exercício (RPE).

CEBRASPE (2008):

QUESTÃO ERRADA: A demonstração das variações patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio e indicará o saldo patrimonial da entidade pública.

Lei 4.320/1964: Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

DEMONSTRARÁ O RESULTADO E NÃO O SALDO.

CEBRASPE (2009):

QUESTÃO CERTA: Além de evidenciar as alterações verificadas no patrimônio, decorrentes ou não da execução orçamentária, cabe à demonstração das variações patrimoniais indicar o resultado patrimonial do exercício.

Demonstração das Variações Patrimoniais: indicará o Resultado Patrimonial Balanço Patrimonial: indicará o Saldo Patrimonial Já vi muitas questões de concursos misturando esses dois conceitos!

Saldo patrimonial –> apurado no Balanço Patrimonial;

Resultado patrimonial do exercício –-> apurado na DVP.

MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição – exercício: 2019:

2.5. RESULTADO PATRIMONIAL

O resultado patrimonial corresponde à diferença entre o valor total das VPA e o valor total das VPD, apurado na Demonstração das Variações Patrimoniais do período. Caso o total das VPA sejam superiores ao total das VPD, diz-se que o resultado patrimonial foi superavitário ou que houve um superávit patrimonial. Caso contrário, diz-se que o resultado patrimonial foi deficitário ou que houve um déficit patrimonial.

5. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

5.1. INTRODUÇÃO

A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.

Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – páginas: 156/442.

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO ERRADA: O resultado patrimonial de um determinado período deve ser apurado por meio do confronto entre as variações qualitativas aumentativas e as diminutivas.

O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas.

Fonte: MCASP 6ª ed. pág. 328.

CEBRASPE (2011):

QUESTÃO ERRADA: A diferença entre a totalidade das variações ativas e passivas equivale ao resultado orçamentário do exercício.

O correto é patrimonial no lugar do orçamentário.

VA – VP = RPE, onde

VA = Variações Ativas

VP = Variações Passivas

RPE = Resultado Patrimonial do Exercício.

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO ERRADA: O resultado patrimonial é apurado, na demonstração das variações patrimoniais, confrontando-se as variações patrimoniais qualitativas e quantitativas, que fazem aumentar ou diminuir o patrimônio líquido.

O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. A DVP poderá ser elaborada de acordo com um dos dois modelos:

a. Modelo Sintético: este modelo facilita a visualização dos grandes grupos de variações patrimoniais que compõem o resultado patrimonial. Esse modelo especifica apenas os grupos (2º nível de detalhamento do PCASP), acompanhado de quadros anexos que detalham sua composição.

b. Modelo Analítico: este modelo detalha os subgrupos das variações patrimoniais em um único quadro (3º nível). Esse modelo auxilia o recebimento das contas anuais por meio do Siconfi para fins de consolidação.

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO ERRADA: O resultado patrimonial de um determinado período deve ser apurado por meio do confronto entre as variações qualitativas aumentativas e as diminutivas.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Conforme as práticas aplicáveis pelo órgão central do sistema de contabilidade do governo federal, as variações patrimoniais qualitativas, como a aquisição de um veículo, assim como as demais variações extraorçamentárias, são evidenciadas na demonstração das variações patrimoniais.

MCASP 7a Edição: O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO ERRADA: O resultado patrimonial no setor público corresponde à diferença entre o valor total das variações patrimoniais aumentativas e o valor total das variações patrimoniais diminutivas, apurado na demonstração das mutações do patrimônio líquido.

Resultado Patrimonial no setor público corresponde à diferença entre o valor total das variações patrimoniais aumentativas e o valor total das variações patrimoniais diminutivas, apurado na Demonstração das Variações Patrimoniais – DVP.

ERRADO

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido:

As mudanças que ocorrem no patrimônio líquido da empresa são relacionadas na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), entre as quais a integralização do capital, destinação de resultados do período, acréscimo ou redução das reservas da empresa.

Conforme a Resolução nº 1.185, publicada pelo Conselho Federal de Contabilidade em 2009, a divulgação da DMPL, assim como o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), tornou-se obrigatória.

A Demonstração das Variações Patrimoniais é um demonstrativo contábil, exigido pela Lei nº 4.320/64, que tem o objetivo de evidenciar variações ocorridas no patrimônio da entidade do setor público durante o exercício financeiro. Além das variações patrimoniais a DVP evidencia também o resultado patrimonial do exercício resultante da diferença entre as variações patrimoniais aumentativas e diminutivas.

MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição

5. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

5.1. INTRODUÇÃO

Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício. O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.

O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.

Fonte: MCASP 7a edição.

CEBRASPE (2006):

QUESTÃO CERTA: O resultado patrimonial do exercício corresponde à diferença entre o total das variações ativas e o total das variações passivas, tanto orçamentárias quanto extra-orçamentárias. O superávit ou déficit é transferido para o balanço patrimonial.

Resultado: VPA – VPD.

CEBRASPE (2011):

QUESTÃO CERTA: Se o balanço orçamentário apresentar saldo de receita corrente prevista de R$ 100,00 e saldo de despesa corrente executada de R$ 120,00, então o seu resultado será de déficit do orçamento corrente.

CEBRASPE (2006):

QUESTÃO CERTA: O resultado patrimonial do exercício bem como as alterações verificadas no patrimônio, decorrentes ou não da execução orçamentária, são evidenciados na demonstração das variações patrimoniais.

É o resultado patrimonial da DVP que pode ser acrescido al saldo patrimonial do Balanço Patrimonial. É o contrário!

A banca quis confundir invertendo os demonstrativos, senão vejamos: Conforme a Lei 4320: Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício. Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará: V – O Saldo Patrimonial; Assim, na Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP), apuramos o resultado patrimonial, que é compõe o Balanço Patrimonial em seu Patrimônio líquido.

Advertisement

CEBRASPE (2011):

QUESTÃO ERRADA: No balanço patrimonial, é representado o saldo patrimonial, que acumula o resultado patrimonial do exercício considerado e dos exercícios anteriores, todos eles calculados nessa mesma demonstração contábil.

O balanço patrimonial realmente apresenta os resultados patrimoniais acumulados de outros exercícios, no entanto, o resultado patrimonial do exercício não é calculado no Balanço Patrimonial, mas na DVP (demonstração das variações patrimoniais).

CEBRASPE (2009):

QUESTÃO ERRADA: A demonstração das variações patrimoniais indicará o resultado patrimonial do exercício, que deverá ser igual ao resultado apurado no balanço patrimonial.

  • DVP evidencia RESULTADO PATRIMONIAL;
  • BP evidencia SALDO PATRIMONIAL.

EM RELAÇÃO À DVP: conforme a lei 4320/1964 a Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

A NBCT 16.6 afirma que a Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução.

EM RELAÇÃO AO BP: O Resultado Patrimonial do exercício apurado na DVP é transferido para o Balanço Patrimonial, passando a constituir o saldo patrimonial existente no período.

Do confronto entre ativo real e passivo real é apurado o saldo patrimonial.

Caso haja um passivo a descoberto, o mesmo deve estar evidenciado na coluna do Ativo do Balanço Patrimonial. O ativo real líquido é o saldo patrimonial positivo, enquanto que o passivo real a descoberto é o saldo patrimonial negativo.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO ERRADA: O resultado patrimonial do exercício, que representa a situação patrimonial líquida de uma entidade, pode ser positivo, negativo ou nulo.

ERRADO. O resultado Patrimonial não representada a situação líquida de uma entidade. O RPE é apurado na DVP, já a situação líquida é apurada no balanço patrimonial.

CEBRASPE (2008):

QUESTÃO ERRADA: Por meio do confronto entre as contas de despesas e de receitas, é apurado o resultado patrimonial do exercício.

A NBC T 16.6 – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, trata da matéria de forma objetiva.

O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais ativas e passivas.

CEBRASPE (2007):

QUESTÃO ERRADA: o resultado patrimonial como o saldo das variações resultantes da execução orçamentária, excluídas aquelas independentes da execução orçamentária.

O resultado patrimonial envolve tanto as variações resultantes da execução orçamentária quanto as independentes.

CEBRASPE (2007):

QUESTÃO CERTA: Com base nos dados apresentados na demonstração das variações patrimoniais acima apresentada, julgue o seguinte item. O saldo patrimonial acumulado pela entidade foi superavitário em R$ 298.206,15.

Não tem que fazer conta. O valor de R$ 298.206,15 corresponde ao Resultado Patrimonial. O Saldo Patrimonial é o acúmulo de resultados patrimoniais dos exercícios e deve ser apresentado no Balanço Patrimonial. Como na questão não se afirma ser o exercício em questão o primeiro exercício da entidade/órgão, então não se pode afirmar que o Resultado Patrimonial apresentado corresponde ao Saldo Patrimonial.

CEBRASPE (2007):

QUESTÃO ERRADA: O resultado patrimonial do exercício é apurado a partir do levantamento do balanço patrimonial e pode apresentar superávit (ativo maior que passivo), déficit (ativo menor que passivo) ou resultado nulo (ativo igual ao passivo).

Demonstração das Variações Patrimoniais —-> Resultado patrimonial.

Balanço patrimonial ——> Saldo patrimonial.

O conceito do resultado patrimonial está certo, salvo quando ele cita balanço patrimonial, o qual demonstra o saldo patrimonial, e não o resultado patrimonial, conforme explicado acima.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia, de acordo com a NBC T 16.6(R1) – Demonstrações Contábeis, as variações verificadas no patrimônio e indica o resultado patrimonial do exercício. O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre: as variações quantitativas aumentativas e diminutivas.

NBC T 16.6(R1)

  1. O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações quantitativas aumentativas e diminutivas.

VUNESP (2023):

QUESTÃO CERTA: Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, os elementos correspondem às estruturas básicas a partir das quais as demonstrações contábeis são elaboradas. Assinale a alternativa que contém somente elementos das demonstrações contábeis: Variação Patrimonial Aumentativa e Variação Patrimonial Diminutiva.

MCASP: O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui