Responsabilidade do Estado e Danos Morais (exemplos)

0
156

Qual A Relação Entre Responsabilidade do Estado e Danos Morais? O Estado só deve ser responsabilizado por danos causados ao nosso carro ou por questões internas que atingem o nosso estado emocional, por exemplo? O Estado deve responder tanto por danos patrimoniais quanto morais. Vejamos questões que tratam desse assunto (Responsabilidade do Estado e Danos Morais).

NUCEPE (2017):

QUESTÃO ERRADA: Não pode o Estado ser responsabilizado por danos morais, mas apenas pela ocorrência de danos patrimoniais.

IBADE (2017):

QUESTÃO ERRADA: Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, é responsabilidade do Estado a obrigação de ressarcir os danos, excepcionados os de natureza moral (danos morais), comprovadamente causados aos detentos em decorrência da falta ou insuficiência das condições legais de encarceramento.

Advertisement

STF: RE 580252 – “Considerando que é dever do Estado, imposto pelo sistema normativo, manter em seus presídios os padrões mínimos de humanidade previstos no ordenamento jurídico, é de sua responsabilidade, nos termos do artigo 37, parágrafo 6º, da Constituição, a obrigação de ressarcir os danos, inclusive morais, comprovadamente causados aos detentos em decorrência da falta ou insuficiência das condições legais de encarceramento”, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui