Relatório e Responsabilidade do Auditor

0
190

QUESTÃO CERTA: O relatório do auditor deve conter seção em que fiquem registradas as suas responsabilidades, indicando, entre outros, que o termo segurança razoável não significa que auditoria executada segundo as normas irá sempre detectar distorção relevante.

Gabarito: CERTO

NBCTA 700

37.     O relatório do auditor deve incluir uma seção com o título “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis”.

38.    Essa seção do relatório do auditor deve declarar que (ver item A50):

(a)   os objetivos do auditor são:

(i)     obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto estão livres de distorção relevante, independentemente de ser causada por fraude ou erro; e

(ii)     emitir um relatório que inclua a opinião do auditor (ver item A51);

(b)     Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não é uma garantia de que uma auditoria conduzida de acordo com as normas de auditoria sempre detectará uma distorção relevante quando ela existir;

QUESTÃO CERTA: No relatório, o auditor deverá especificar, em determinada seção, que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas vigentes e indicar a origem dessas normas. Essa declaração de conformidade normativa deverá constar da seção do relatório de auditoria intitulada: responsabilidades do auditor.

Advertisement

De acordo com o item 30 da NBC TA 700 (relatório do auditor independente), na seção “Responsabilidade do auditor”:



30. O relatório do auditor independente deve especificar que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas de auditoria indicando sempre a nacionalidade das mesmas.

QUESTÃO CERTA: O parecer de auditoria deve mencionar expressamente as responsabilidades do próprio auditor quanto à auditoria realizada, bem como as responsabilidades da administração da entidade auditada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui