Reduzir a extensão do trabalho de auditoria

0
143

QUESTÃO ERRADA: No caso de imprevistos, mudanças nas condições ou na evidência de auditoria obtida na aplicação de procedimentos de auditoria, o auditor pode ter que modificar a estratégia global do plano de auditoria ou a extensão dos procedimentos de auditoria planejados inicialmente. Caso o auditor modifique a extensão de seus testes, deverá fazê-lo para expandir suas investigações, nunca para restringi-las.

É possível que se reduza a extensão do trabalho de auditoria. O auditor tem liberdade para modificar livremente.

QUESTÃO ERRADA: Não deve haver limite para o grau de extensão e profundidade das investigações feitas pelo auditor ou pela entidade de auditoria.

Há pelo menos duas limitações que entendo importantes: tempo e recursos. O auditor, e aí entendo que a questão falou em auditor externo, haja vista ter citado também “entidade de auditoria”, não tem todo o tempo do mundo para realizar a sua auditoria, e, ainda, diferente do auditor interno, que tem uma atividade contínua, o auditor externo somente trabalha de forma periódica, tendo bem menos tempo para atuar.

Advertisement

Quanto aos recursos, o auditor (externo) ou a entidade de auditoria dispõem de limitados recursos, sendo que o escopo da auditoria não pode ser muito aprofundado, de forma que a empresa de auditoria (ou o auditor) tenha prejuízo.