Auditoria e Realização da Entrevista

0
235

QUESTÃO ERRADA: A realização de entrevista, mesmo sem o consenso do entrevistado, é uma forma válida utilizada pelos auditores na obtenção de evidências quando a auditoria é do tipo testemunhal.

A realização de entrevista, mesmo sem o consenso do entrevistado (deve haver consenso para ser válida), é uma forma válida utilizada pelos auditores na obtenção de evidências quando a auditoria é do tipo testemunhal.

QUESTÃO ERRADA: Assinale a opção que indica uma Técnica de Auditoria corretamente definida: Análise Documental – uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da unidade/entidade auditada, para a obtenção de dados e informações.

A alternativa está incorreta, pois apresenta o conceito de entrevista (indagação) como sendo análise documental.

QUESTÃO ERRADA: O auditor contábil independente deve conduzir seus trabalhos com a visão de imparcialidade, apresentando a verdade de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos, observando as normas e os padrões técnicos de auditoria e valendo-se, quando necessário, de opiniões técnicas de outros profissionais da mesma área, podendo também entrevistar profissionais de outras áreas, embora não possa utilizar opiniões destes profissionais na elaboração de seu relatório ou parecer.

QUESTÃO CERTA: Durante a auditoria, a aplicação da técnica da entrevista deve-se dar preferencialmente por profissional que tenha conhecimento prévio da empresa e da área sob exame; quanto às respostas, podem ser obtidas tanto de modo formal quanto informal.

Indagação Escrita ou Oral: Uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da unidade/entidade auditada, para a obtenção de dados e informações.

QUESTÃO CERTA: Durante a auditoria, a aplicação da técnica da entrevista deve- se dar preferencialmente por profissional que tenha conhecimento prévio da empresa e da área sob exame; quanto às respostas, podem ser obtidas tanto de modo formal quanto informal.

Advertisement

2.7 – Entrevistas – consiste na formulação de perguntas e obtenção de respostas adequadas e satisfatórias. Este procedimento deve ser bem aplicado, evitando-se questionamentos desnecessários, não objeto da auditoria. Recomenda-se que sua aplicação seja efetuada por auditor que tenha razoável conhecimento do órgão/entidade e da área sob exame. As respostas podem ser obtidas através de declarações formais ou informais. Ressalta-se que toda informação obtida deve, dentro do possível, ser examinada, constatando-se sua efetiva comprovação e veracidade.

QUESTÃO ERRADA: Somente são aceitas na auditoria as informações obtidas a partir de entrevistas que possam ser registradas formalmente, com a devida identificação da fonte que, no entanto, poderá permanecer em sigilo.

Uma das técnicas de auditoria é a entrevista (ou indagação), por meio da qual é possível obter declarações formais ou informais.

Assim, mesmo que de cunho informal, a entrevista pode ser utilizada no relatório de auditoria.

QUESTÃO CERTA: Um dos meios utilizados para a obtenção de informações em auditoria do TCU é a entrevista, a qual, ainda que tenha cunho informal, pode ser utilizada no relatório de auditoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui